FMS Photo A Day Challenge - Setembro #01

By 14:13

Há alguns meses eu acabei conhecendo o FMS Photo A Day Challenge, não lembro exatamente como cheguei ao site da Chantelle, só sei que fiquei encantada com a ideia do projeto fotográfico dela. O projeto é bem simples, na verdade: todo mês ela disponibiliza uma lista com os "temas" para cada dia (em inglês, mas você pode traduzir livremente para português), e nesse dia você tem que tirar uma foto com aquela temática específica. Vale câmera de celular, compacta, DSLR e até polaroide. Você também pode compartilhar as suas fotos pelo Facebook, Instagram, Twitter, Tumblr e etc, basta usar a hashtag "#fmsphotoaday". Eu não tinha muita confiança na minha fotografia, por isso ficava apenas acompanhando os projetos fotográficos dos outros, a distância. Até que um belo dia veio aquela compreensão súbita: eu nunca vou melhorar se não praticar. Pode parecer bobo, mas eu achava que de alguma forma mágica eu melhoraria do dia para noite sem praticar. Decidi então me arriscar no projeto a partir do mês de Setembro.

Lista de temas para Setembro - 2013

Pretendia fazer esse post no dia primeiro desse mês, mas acabei mudando de ideia por que não teria nenhuma foto para mostrar, então acabei fazendo agora, para quem se animar e quiser participar mês que vem. Mas nada de impede de começar hoje mesmo (eu que sou meio besta e gosto de começar pelo começo [?]). A princípio eu estava usando minha câmera Canon para tirar as fotos, mas depois de alguns dias eu passei a usar o celular, por ter mais praticidade. Compartilho minhas fotos pelo Instagram (@nayhz) e, apesar de não estar totalmente satisfeita com o resultado de algumas, acho que é uma excelente forma de exercitar minha fotografia. <3


Pensei em, além de compartilhar minhas fotos do projeto aqui, explicar um pouco sobre cada uma, já que algumas parecem totalmente sem sentido ou fora do tema se eu não mostrar meu ponto de vista / inspiração.

01 Together - Escolhi fotografar as alianças que eu e meu namorado usamos para representar o tema, por razões obvias. <3
02 My Name Begins With... - Muita gente fotografou uma letra, mas eu queria fotografar algo que representasse a letra N (Nayahra) tanto em inglês quanto em português. Acabei escolhendo Norte (North). Apesar de não ter uma bússola de verdade para fotografar, acabei gostando do resultado.
03 Lines - Fiquei o dia todinho procurando alguma coisa para representar "linhas", até que finalmente reparei que usava uma blusa de zebra, haha.
04 Alone - Essa foto não parece combinar com o tema "Solidão / Sozinho", mas quando pensei na composição dela a ideia que tive era de estar sozinho, com seu segredo ou no seu canto especial. Faz sentido para mais alguém?
05 Here Forever - Adoro o céu e quase sempre eu gosto de ficar olhando para lua e suas várias fases. Ela sempre esteve e sempre vai estar aqui. 
06 Getting Ready - Essa foto foi tirada as pressas, confesso. Como não tenho muita maquiagem (raramente uso), o jeito foi passar a ideia de "Ficando Pronto" com um brilho labial mesmo. :P
07 White - Essa foto foi sugerida pelo meu namorado (obrigada, seu lindo ♥) enquanto eu procurava algo "Branco" para fotografar. Acabei gostando muito de ir para o quintal tirar foto dos bonequinhos do Stormtrooper dele. Até me senti uma criança de novo, quando ficava brincando com meus animais de plástico nas plantas da minha mãe, hahaha.
08 Made By Me - Vi essa receita de gelatina colorida e fiquei com muita vontade de tentar. A inteção era fazer um arco-íris, mas não tinha gelatina verde e nem amarela, então acabei usando as que tinham mesmo... A receita ficou linda, mas achei um tanto enjoativa. 
09 On The Wall - Acho tão legal quando o sol fica entrando pela janela onde trabalho e formando um "quadro de luz" na parede. Destaque para o pequeno "varal" que tinha no dia, haha.
10 Sweet - Essa foto não era o que pretendia para o tema, mas não tinha nada doce no dia... O jeito foi apelar para a Carol, uma poodle cheia de charme que é um "doce". <3
11 What You Did Today - Já era de noite e eu não tinha feito nada de interessante o dia todo, então acabei fazendo essas joaninhas com tomate-cereja só para fotografar, hehe.
12 Shadow - Esse lustre chique é da casa dos meus sogros, que fica formando "Sombras" que lembram o sol. Acho tão bonito de olhar quando ele está aceso.
13 Unexpected - Eu sempre invejei o talento do meu namorado para desenhar (qualquer hora posto algum desenho dele aqui para vocês verem que não é exagero de mulher apaixonada), então nesse dia ele ficou de saco cheio das minhas reclamações se ofereceu para me ensinar a desenhar. Eu jamais imaginaria que eu fosse capaz de desenhar algo que não fosse bonequinhos de palito. 
14 Liquid - A princípio eu queria fotografar uma bebida com uns canudinhos longos que comprei outro dia, mas ao ver que todo mundo estava fotografando bebidas, quis fazer algo diferente (hipster?). Acabei indo para a beira da piscina pensar e vi os reflexos das árvores. Estava tão legal que decidi usar a piscina mesmo.
15 Season - Não sei se representou o Verão, ou a Primavera, haha. A intenção era que as frutas cítricas + florzinha amarela passassem um clima mais de verão.

Até o momento estou achando o projeto muito divertido e pretendo continuar com ele pelos próximos meses. Para quem se interessou, você pode ver aqui como funciona o projeto (em inglês, use Google Tradutor) e acompanhar a criadora (Chantelle) no Instagram e no grupo do Facebook
E vocês, já conheciam ou já participam do projeto?

xx

Posts relacionados

2 Comentários

  1. Adorei o projeto! Muito legal! As fotos ficaram ótimas! Gostei do "together", a ideia da joaninha de tomate cereja ficou ótima, ela está muito lindinha! A ideia da piscina com reflexos foi muito legal, e adorei os stormtroopers!
    Beijos,
    Own Mine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida. :D
      Você acabou citando basicamente as minhas preferidas, só adicionaria o "alone" também, haha.

      Beijos.

      Excluir