Top 5 Adaptações Cinematográficas

By 20:12 , ,

(imagens via Google)

"O livro é sempre melhor que o filme". Quem nunca ouviu isso, né? Eu mesma tenho certo preconceito ao assistir filmes adaptados de livros que gostei muito, pois o medo do diretor/roteirista/ator estragar aquele personagem com o qual tenho uma tara um carinho especial me desmotiva e as vezes fico sem assistir o filme para ter o personagem para sempre do jeitinho que imaginei. Alguém mais? Mas as vezes eu acabo quebrando a cara me surpreendendo com algumas adaptações de livros. Confesso que as vezes eu não sabia que o filme era baseado em um livro e ~por um acaso~ descubro, dai o carinho pelo filme é tão grande que parece que o livro que não correspondeu as expectativas do filme. Fez sentido? Pois vem comigo que separei cinco exemplos para explicar melhor o que quis dizer:

#1 - As Crônicas de Nárnia
Assisti As Crônicas de Nárnia sem nem imaginar que se tratava primeiramente de um livro e foi amor instantâneo. Fiquei dias e dias sonhando acordada com o mundo atrás do guarda-roupas. Algumas semanas depois o filme já tinha virado febre e vim a saber que se tratava originalmente de um livro, dai tive que ir logo atrás. Só que o livro era tão caro que logo desisti. Anos mais tarde uma amiga minha me emprestou o livro e eu fui toda animada para ler. A conclusão da história? O livro passou quase um ano no meu quarto, lido quase só até a metade. Não era nada do que eu esperava, pois (não me batam!) achei MUITO chato.

 #2 - O Diabo Veste Prada
Um exemplo de como os atores podem mudar uma história. Eu assisti esse filme antes de ler o livro, mas já sabendo que era uma adaptação. Amei amei amei demais (aliás, teve alguém que não gostou?) e fui alouk atrás do livro. Não achei em canto nenhum e tive que apelar para a internet e... Sabe quando você quer muito voltar no tempo e mudar uma ação? Era o que eu queria ter feito e ficado só com a versão do filme mesmo. O livro é... Estranho. Não gostei da escrita da autora, sei lá, não consegui me "conectar". Parando para pensar, acho que a história toda do filme só ficou legal mesmo por causa da Meryl Streep como Miranda. Queria ter me contentado só com o filme, pois agora não consigo mais assistir sem comparar.

 #3 - Marley & Eu
Esse livro chegou até mim através da minha mãe, que revendia Avon e vez ou outra eles colocavam em promoção e dai ela resolveu comprar. Como sou viciada em livros, fui logo lendo, antes da minha mãe pensar em pega-lo (desculpa mãe, sei que você odeia quando faço isso!). Li o livro todo, mas achei tão chato que sequer me empolguei para assistir o filme quando foi lançado e todo mundo só falava dele. Só fui assistir pelo fim do ano passado, quando passou casualmente na Sky e eu e meu namorado resolvemos assistir por falta de opção. Acabou que eu me encantei tanto pelo filme que tive que reler o livro, pois não acreditei que um filme tão bom pudesse ter sido feito a partir de um livro tão chato. Bem, o livro continua tão chato quanto lembrava, mas o filme já virou favorito!

#4 - Meu Namorado É Um Zumbi
Esse filme... Omg, esse filme... Eu estava cheia de preconceitos com esse filme, confesso mesmo. Zumbis que amam? What? É algum novo tipo de Crepúsculo? Apesar do trailer parecer engraçado, não liguei muito para o filme e sequer imaginava que era baseado em um livro. Acabou que meu namorado veio me visitar na época que ele estava nos cinemas e não tínhamos muitas opções, então fomos assistir. Na boa? Foi um dos melhores filmes que assisti em 2013 até o momento. Quebrei a cara bonito, engole essa preconceito! Apesar de ter adorado o filme, foi por acaso que descobri que era baseado num livro, quando peguei ele emprestado numa biblioteca pública a fim de cumprir com o projeto 52 Livros Em Um Ano. Foi só quando comecei a pegar a história que entendi que era a mesma do filme que tinha assistido no mês anterior. O livro é mais completo que o filme, com toda certeza (e é ótimo também, recomendo!), mas em questão de ter gostado mesmo... Fico com o filme.

#5 - A Fantástica Fábrica de Chocolate
Acho que já assistir a versão do Tim Burton de A Fantástica Fábrica de Chocolate umas cem vezes! Talvez seja por causa disso que fui atrás e descobri que era baseada num livro. E talvez por causa disso também e do Johnny Depp ♥ que tenha gostado mais do filme. Aliás, existem alguém nesse mundo que não gosta dessa combinação de Tim Burton + Johnny Depp? Não em sã consciência! De qualquer forma, eu achei o livro bem legal, todo rimando e tals, mas sou realmente apaixonada pelo filme. Todas aquelas cores, todos aqueles efeitos, todos aqueles doces, todo aquele Johnny... Ops. Enfim, o filme ganha lindamente do livro.


Esses foram provavelmente os melhores filmes que, para mim, superaram o livro. Claro que sempre tem aquele filme que é tão bom quanto o livro, mas não é aquela coisa "WOW!", então acho que não conta aqui né? E parando para pensar, um filme superar um livro é bem difícil, já que o filme depende de diretor, roteirista, atores, cenário, maquiagem, efeitos especiais e mais um monte de coisas, enquanto para o livro basta basicamente o escritor (sem querer desmerecer os escritores, claro!) e sua imaginação, por isso devemos dar algum mérito quando acontece essa ~superação~ por parte do filme, não acham?
E para vocês, quais filmes foram tão bons que deixaram os livros para trás?

xx

Posts relacionados

0 Comentários