Pokémon Adventures

By 12:02 , ,


Quando escutam "Pokémon" a maioria das pessoas pensam no anime (desenho) e algumas nos jogos. Poucos sabem da existência de um mangá, como é chamado os gibis japoneses. Lançado originalmente no Japão como Pokémon Adventures e mais conhecido como Pokémon Special, o mangá segue a história dos jogos, sendo até considerado por Satoshi Tajiri  (o criador original dos jogos) como a versão mais próxima do que ele tinha imaginado para o mundo Pokémon. A série é escrita por Hidenori Kusaka e ilustrada por Mato até os primeiros 9 volumes. Devido à uma doença, Mato teve que parar de ilustrar a série, com Satoshi Yamamoto ocupando seu posto como ilustrador, este que ainda hoje continua como artista principal da série.


A cada novo jogo surge uma nova série de mangás, atualmente (no Japão) se encontrando na saga Black & White (5ª geração) dos jogos. O mangá não foi traduzido para o português, apesar de vários pedidos e até uma petição para a Panini Comics. Eu comprei esse box numa promoção que teve no Book Depository (aqui) por U$ 39,90 em inglês, mas ele também se encontra disponível na Amazon (aqui). Apesar do meu namorado discordar, não achei caro pois realmente adoro a série e pretendo, algum dia, fazer coleção de todos os volumes. Eles são tão lindos e coloridos. ♥


Apesar de os mangás serem bem grossos, a história se desenvolve num ritmo muito rápido. Os três primeiros volumes são da geração Red, Blue (& Green) dos jogos, que contam a história de Red, um garoto de Pallet Town que teve uma tentativa frustrada de capturar Mew e resolve pedir ajuda ao Prof. Oak para se tornar um grande Mestre Pokémon. Após alguns desentendimentos, Red ganha um Bulbassaur e uma Pokédex - um aparelho de alta tecnologia para gravar os dados de todos os Pokémons que você encontra e captura. Ao longo de sua jornada Red conhece Blue, neto do Prof. Oak e dono de um Charmander, que também está numa jornada para completar sua Pokédex e se tornar um Mestre Pokémon e Green, uma garota muito charmosa e inteligente que roubou o Squirtle do laboratório do Prof. Oak, apesar de ela está mais interessada em ganhar dinheiro do que qualquer outra coisa. Para quem já jogou os jogos a história não deve ser nenhuma surpresa no geral, mas a forma que ela é desenvolvida é muito interessante. A transição da saga Red/Blue/Green (volumes 1~3) para a saga Yellow (volumes 4~7) é incrível. A história dessa saga é bem original e diferente do jogo, com um desenvolvimento surpreendente e a adição de um novo protagonista, Yellow. 


E engana-se totalmente quem pensa que Red e Blue são iguais a Ash e Gary, do desenho. Enquanto o desenho tem seu foco voltado ao publico infantil, o mangá já é mais juvenil e adulto, pois as batalhas são mais realísticas e um pouco cruéis, tendo alguns Pokémons e humanos sendo seriamente feriados, até mesmo morrendo. A Rocket Team é igual ao jogos: uma organização egoísta e má; não só dois idiotas tentando roubar um Pikachu todo episódio. Falando em Pikachu, é engraçado ver que o Pikachu de Red não gostava nada dele no começo, assim como o de Ash. 


No geral o mangá não foge do jogo, com seus protagonistas nomeados nos títulos dos jogos e os eventos/acontecimentos e histórias praticamente iguais, o que pode desanimar quem já conhece ou jogou, mas a narrativa e arte fazem valer muito a pena ser lido por qualquer fã da franquia. Além de ficarem lindos em qualquer estante. Eu simplesmente amei cada detalhe dos mangás. E, de bônus, ainda veio um 'super poster', que é minúsculo, haha.


"Ah, mas é muito caro, gasto inútil, prefiro comprar um livro e ler os mangás online e blablabla". Na boa? Se você é realmente fã, não vai se importar com o preço e vai ficar super feliz com uma nova adição para sua coleção. I regret nothing!

xx

Posts relacionados

0 Comentários