Book Review: Cinder

By 11:53


Cinder é um tipo de adaptação futurística do conto infantil Cinderela, escrito por Marissa Meyer. Num futuro distante após a Quarta Guerra Mundial, onde a monarquia volta a existir, Cinder tenta ganhar a vida como mecânica. Ela é conhecida por seu talento com as máquinas, mas a maioria das pessoas não sabem a real causa do seu "talento": Cinder é um ciborgue. Humanos que tiveram suas vidas salvas pela tecnologia e carregam partes mecânicas no corpo como prova disso não são bem vistos na sociedade, são monstros, aberrações. A vida da garota não é fácil, pois além de ser um ciborgue ela ainda é forçada a trabalhar dia e noite por sua madrasta folgada. Ela só conta com a simpatia de Iko, uma robô considerada "defeituosa" por sua madrasta por ter uma personalidade um pouco diferente e de Peony, sua meia-irmã caçula. Apesar da vida difícil, Cinder aguenta todos os maus tratos calada, pois tem um plano de fuga em mente. Só que todos os seus planos vão por água a baixo quando Peony contrai letumose, a peste mortífera que assombra a sociedade. Revoltada e querendo se livrar de Cinder, a madrasta força Cinder a ser cobaia nos testes do antidoto para a peste, onde ciborgues são cada vez mais requisitados, já que nenhum deles volta para casa.


O livro tem uma história totalmente original, apesar de ser baseado no tão famoso conto da Cinderela. A história flui bem e, apesar de o final ter sido um pouco previsível, ainda assim me deixou super ansiosa pelos próximos livros da série. Sem contar que a história é cheia de pequenos detalhes que não fazem sentido a princípio, mas se encaixam perfeitamente no final. Por vezes me vi comparando alguns eventos e personagens com a série Once Upon a Time (amo, amo, amo ♥), principalmente a Rainha Levana. Aproveitando para falar dos personagens, gostei muito de Iko, ela é super engraçada e consegue deixar as partes sombrias um pouco mais leves. Ainda não sei bem o que pensar do Príncipe Kai, achei ele meio sem graça e fiquei um pouco decepcionada com ele no final, mas veremos como ele se desenvolve no próximo volume. Quanto a própria Cinder, acho que eu esperava a típica mocinha comportada e submissa como na história original, por isso me surpreendi com a personalidade dela no livro, acabei criando uma simpatia e me vi torcendo por ela.


Quanto aos aspectos físicos do livro, não tenho nada para reclamar. A capa é muito linda, além de combinar perfeitamente com a história, foi amor a primeira vista por essa capa. O livro é dividido em quatro partes e cada uma conta com um trecho da história original de Cinderella, dando uma certa dica do que iremos ver naquela parte. A fonte e diagramação são ótimas e as páginas são amareladas. Não consegui largar o livro até terminado de ler, o que aconteceu no mesmo dia. Eu realmente tinha muitas expectativas sobre esse livro e, felizmente, não fiquei decepcionada. Para alguns a história pode ser meio exagerada, com ciborgues, habitantes da lua e tudo mais, mas para mim a autora conseguiu misturar muito bem todos os elementos na história e o resultado final foi simplesmente mágico.

Alguém mais já leu? Pretende ler? Comentem o que acharam do livro. :)

xx

Posts relacionados

0 Comentários