14 Livros para 2014

By 19:03


Aproveitando que o ano ainda está no começo e que estou me saindo até bem, por enquanto, no meu projeto de leitura de 52 livros em um ano, resolvi passear pela minha wishlist literária e separar os 14 livros para ler nesse ano. Será que consigo?

01. O Herói Perdido (Rick Riordan)
Já era para eu ter lido esse livro (e saga) há muito tempo, desde que terminei a série Percy Jackson e os Olimpianos. Gostei muito da série e quando soube que iria ter uma espécia de ~segunda temporada~, fiquei super animada para ler. Não sei por que enrolei tanto para começar, mas desse ano não passa.

02. Jogos Vorazes (Suzanne Collins)
Eu sempre vou me lembrar dos spams de gifs no Tumblr quando saiu o trailer de Jogos Vorazes. Na época eu não entendi para que tanto alvoroço ou do que se tratava, até que descobri que era sobre um filme baseado num livro muito bem falado. Não fiquei tão curiosa para ler na época, mas então assisti Jogos Vorazes e Em Chamas, então me sinto meio que na obrigação de ler a trilogia toda antes de assistir o último filme, já que todo mundo sabe da relação "livro > filme".

03. Divergente (Veronica Roth)
Parece que todas as pessoas da Terra leram - e gostaram! - (d)esse livro. Não sou muito ligada nessas ~modinhas~ literárias, mas ouvi falar tão bem desse livro/série que não consigo mais aguentar de curiosidade.

04. Assassin's Creed - Renascença (Oliver Bowden)
Nunca joguei Assassin's Creed na minha vida, mas não foi por falta de vontade. Sempre quis saber mais da história e dos personagens tão bem falados na comunidade gamer, mas como não tinha nenhum videogame para jogar a série (why not Nintendo?), acabei desistindo... Até que descubro que saiu um livro baseado na história do jogo! Não preciso dizer que sou super empolgada para ler esse, só realmente não comprei ainda por que nunca acho o primeiro volume nas livrarias.

05. Extraordinário (R. J. Palacio)
Esse livro já está na lista de leitura há algum tempo, mas sempre tinha algum livro mais legal ou que eu queria ler mais do que esse quando ia na livraria, então enrolei e enrolei... Mas chega de enrolar agora. E só digo que prefiro a capa vermelha antiga do que essa nova azul, meh.

06. Delírio (Lauren Oliver)
Nunca fui muito nessa onda das distopias, mas olha só: três livros/séries do gênero nessa lista, haha. O que realmente me convenceu a ler esse livro foi uma resenha que assisti recentemente, mas esqueci o canal (oops). O jeito que a menina falava desse livro fez parecer ser uma história tão impressionante e envolvente, espero não me decepcionar.

07. As Aventuras de Pi (Yann Martel)
Eu fiquei tão empolgada quando assisti o trailer do filme que queria ir correndo pro cinema, mas não me permiti assistir o filme sem ter lido o livro antes. Besteira, eu sei. Mas de qualquer forma, acabei desanimando um pouco depois de um tempo, não sei bem o por que. Só que pretendo dar uma chance pro livro (e filme!) esse ano. 

08. Cidades de Papel (John Green)
Não sei por que me dou o trabalho de colocar os livros do John Green na minha lista. Não quero ser do contra ou criar confusão, mas os livros dele tem sido uma grande decepção para mim - em especial A Culpa É das Estrelas. Não sei, talvez sejam as altas expectativas que crio lendo tantas resenhas positivas e vendo todo mundo super excitado com o John Green, mas até agora não vi nada de super fantástico assim nele. Seus livros para mim foram "meh", e olha que li A Culpa É das Estrelas, O Teorema Katherine e Quem É Você, Alasca?... De qualquer forma, Cidades de Papel é meio que minha "ultima chance" pro autor. Tenho a grande impressão de que vou me arrepender...
Edit: Desisti de ler qualquer outra coisa do autor. Pra que me forçar se não gostei de nada dele até agora né? Bleh...

09. O Circo da Noite (Erin Morgenstern)
Esse livro está na minha lista de leitura há tanto tempo que não resisti quando fui comprar os 12 livros em inglês no Book Depository para ler esse ano e o coloquei junto. Não vi tanta gente assim falando dele, mas a capa e a história me cativaram tanto que cheguei a tirar um peso da consciência quando o encomendei. Agora só falta chegar, hehe.

10. Os 13 Porquês (Jay Asher)
Provavelmente eu não vou gostar muito desse livro, já que não me parece o tipo de gênero que eu aprecio, mas prometi a mim mesma ler uma variedade maior de livros esse ano e li boas resenhas sobre ele, então por que não?

11. O Lado Bom da Vida (Matthew Quick)
Esse livro é basicamente a mesma coisa de As Aventuras de Pi. Muita gente falou por causa do filme > quero assistir o filme > preciso ler o livro antes. 

12. Cadê Você, Bernadette? (Maria Semple)
Desde que vi uma pequena pilha desse livro na Saraiva eu me apaixonei pela capa. Fui procurar algumas resenhas e vi que, mesmo não sendo muito meu estilo, parecia ser um ótimo livro. A única coisa que me impediu de compra-lo até hoje foi o precinho meio salgado, meh.

13. Minha Vida Fora de Série (Paula Pimenta)
Assim como prometi a mim mesma ler uma variedade maior de livros esse ano, também prometi ler e apreciar mais a literatura brasileira. É difícil ver bons autores brasileiros, mas parece que a Paula Pimenta tem feito bastante sucesso e esse livro seria algo que eu iria gostar. Também vou tentar dar uma chance para outros autores brasileiros esse ano.

14. O Morro dos Ventos Uivantes (Emily Brontë)
E por último, o livro que eu venho enrolado para ler, mesmo tendo muita vontade. Não sei o que é maior: a vontade de ler esse livro ou a preguiça quando penso na forma que ele é escrito. Livros clássicos com histórias de uma época antiga são meio massantes, mas sempre quis saber a história de Heatcliff e Catherine... Vamos ver se venço a preguiça esse ano.

Não sei se consiguirei ler todos esse livros esse ano, pois as vezes eu vou na livraria pretendendo comprar o livro X, mas então vejo o livro Y - que não tem nada a ver com a história - e acabo levando esse... Shame on me. De qualquer forma, quais são as suas metas de leitura para esse ano?

xx

Posts relacionados

0 Comentários