Sweet Every Week #2 - Pudim de Leite Condensado

By 16:17

Hey, hey, hey! Finalmente é dia de mais uma receita aqui no Sweet Every Week! Hoje trago para vocês uma receita muito pratica e bem fácil, feita totalmente no liquidificador: Pudim de leite condensado. Foi a primeira vez que fiz pudim sozinha e tive algumas pequenas dificuldades... Mas no fim deu tudo certo e ficou uma delícia! Vem comigo aprender como faz.

Pudim de Leite Condensado

Tempo de Preparo: 50 minutos
Dificuldade: ••○○○

Ingredientes do Pudim:
4 ovos
1 lata de leite condensado
1 lata de leite
5~6 colheres de sopa de açúcar

Modo de Preparo:
Coloque água até a metade de uma panela maior que a forma de pudim e leve para aquecer. Com exceção do açúcar, bata todos os ingredientes no liquidificador. Use a lata/caixa do leite condensado para medir o leite. Coloque o açúcar numa forma de buraco no meio e espalhe igualmente. Coloque a forma sobre a chama do fogão e deixe o açúcar derreter, resista a tentação de mexer com uma colher! Caso precise, balance a forma com o auxilio de um pano de prato ou luva para espalhar e caramelizar igualmente o açúcar. Assim que o açúcar derreter totalmente, coloque a mistura do liquidificador na forma e coloque a forma de pudim na panela que estava aquecendo previamente, tomando cuidado para não espirrar água sobre o pudim. Cubra com uma tampa ou com papel alumínio e deixe em banho maria por pelo menos 40 minutos ou até que enfie um palito e ele saia limpo. Fique atento para colocar mais água a medida que ela for evaporando. Por fim, deixe esfriar COMPLETAMENTE - de preferencia na geladeira - para desenformar, caso contrário o pudim irá se quebrar todo. Sirva gelado. Validade de até 2 dias, guardando na geladeira.

Obs: Coloquei "dificuldade 2/5" pelo fato de precisar caramelizar a forma. Se você, como eu, nunca tentou caramelizar uma forma para pudim antes, fica a dica de não inserir nenhuma colher na forma para que o açúcar não cristalize. Não tente fazer sem caramelizar a forma ou seu pudim irá guardar e quebrar todo quando tentar desenformar. E eu não coloquei água com o açúcar, mas tem gente que prefere. Fique a vontade para tentar várias vezes, por que eu mesma tentei mais de três, hahaha.


Depois da experiencia de fazer pudim pela primeira vez sem a ajuda de minha amada mãe para caramelizar a forma para mim, devo confessar que não é tãããão fácil assim. A bolha de queimadura no meu dedão direito é prova disso. Talvez eu devesse comprar uma luva de cozinha e deixar os panos de prato somente para secar a louça, hehe. Mas valeu a pena a experiência, agora admiro ainda mais minha mãe. Ela tinha uma habilidade incrível para fazer pudim e caramelizar formas!

Tá esperando o que para juntar os ingredientes e colocar a mão na massa?

Sweet Every Week é um projeto culinário que criei com a intenção de praticar novas técnicas e descobrir receitas e sabores. A cada semana de 2014 uma receita doce e deliciosa será compartilhada aqui no blog. Para saber mais do projeto e ver todas as receitas publicadas até agora, clique aqui.

Posts relacionados

0 Comentários