Sweet Every Week #5 - Casadinho

By 09:20


Hey, hey, hey! Gente, reparei que esse é o meu centésimo post e, mesmo não sendo grandes coisas, fico tão feliz de ter chegado até aqui sem desistir. Obrigada todos vocês que me acompanham. <3
Mas enfim, nessa semana eu quis fazer algum biscoitinho crocante. Após muito pensar, lembrei de um super fácil que tinha aprendido no meu curso de confeitaria: casadinho. Nossa, vocês não vão acreditar em como é fácil de fazer, olha só:

Tempo de Preparo: 1h
Dificuldade: •○○○○

Ingredientes:
500g de farinha de trigo (sem fermento)
175g de açúcar
200~250g de margarina

Modo de Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180º C. Misture todos os ingredientes, a mão ou na batedeira (de preferência uma planetária, com o batedor de gancho), acrescentando a manteiga aos poucos até que fique uma massa homogênea, que dê para modelar. Sim, a massa vai ficar bastante quebradiça, mas assim que der para modelar bolinhas perfeitas com ela, já está no ponto certo. Modele as bolinhas no tamanho de uma moedinha pequena, com o cuidado de tentar fazer todas do mesmo tamanho, coloque numa forma (não precisa untar) e leve para assar por 20 minutos ou até que doure o fundo. Cuidado para não queimar! As bolinhas crescem um pouco, então é bom deixar um pouco de espaço entre elas. Quando sairem do forno, vão estar um pouco moles e se quebram facilmente, então deixe esfriar completamente antes de retirar da forma. Por fim, use o recheio da sua preferencia (usei brigadeiro, mas pode ser goiabada, beijinho, doce de leite, o que quiser!) para juntar duas bolinhas de tamanho parecido e finalize passando no açúcar cristal. 
> Validade de até 5 dias. Guarde em pote bem fechado, se não ficarão moles no dia seguinte!


É ou não é fácil, gente? Talvez o único ponto negativo da receita é que precise de uma balança, já que eu aprendi a fazê-la num curso de confeitaria, onde tudo era bem pesadinho. Mas se você quiser tentar "converter", fique a vontade. Eu não sei como faz, então não garanto nada. E também deu um pouco de trabalho para modelar as bolinhas, já que renderam mais ou menos 120, ou 60 casadinhos. Demorou um pouco, mas o resultado compensou bastante. Já não sobrou nenhuma para contar a história! E o bom desse receitas é que, além de ser deliciosa, você também pode fazer para vender ou presentear. O dia de São Valentim (14 de Fevereiro) tá ai, para quem comemora o "Dia dos Namorados Americano", tipo eu, haha.


Tá esperando o que para juntar os ingredientes e colocar a mão na massa?

Sweet Every Week é um projeto culinário que criei com a intenção de praticar novas técnicas e descobrir receitas e sabores. A cada semana de 2014 uma receita doce e deliciosa será compartilhada aqui no blog. Para saber mais do projeto e ver todas as receitas publicadas até agora, clique aqui.

Posts relacionados

4 Comentários

  1. Eu sou apaixonada por casadinho de goiaba! Eu não consigo resistir à esse docinho *-* Com certeza vou testar a receita aqui em casa algum dia desses! Aí venho te dizer como ficou!
    Beijos,
    Andrea Galvão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo a massa do casadinho, mas sempre tiro a goiabada do meio, por isso esses foram de brigadeiro. Hahaha.
      Tente mesmo, é super fácil de fazer! (Só demora pra modelar tudinho, mas ai você pode dividir a receita ao meio)

      Excluir
  2. Deve ter ficado uma delícia mesmo!
    xx

    S2juuh.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou sim. Uma delícia e super fácil de fazer! :D

      Excluir