Sweet Every Week #6 - Biscoito da Sorte (no microondas)

By 14:36


Hey, hey, hey! Por um minuto achei que não teria Sweet Every Week essa semana, por que foi tudo muito corrido e o que pretendia fazer hoje era mais complicado. Mas então olhei minha lista de "ideias" para as receitas daqui e achei uma bem rapidinha: Biscoitos da Sorte feitos no microondas! Se você quer um biscoitinho fofo, gostoso e bem personalizável para presentear seus amigos, familiares ou alguém especial, essa receita é perfeita.

Tempo de Preparo: 15 minutos
Dificuldade: ••••○

Ingredientes:
1 clara de ovo
2 gotas de essência de baunilha
3 colheres de sopa de açúcar refinado
4 colheres de sopa de manteiga
5 colheres de sopa de farinha para bolo*

* Farinha para bolo: 4 colheres de sopa de farinha de trigo (sem fermento) + 1 colher de sopa (rasa) de amido de milho. Misture bem.

Modo de Preparo:
Antes de começar, imprima ou escreva as mensagens dos biscoitos, cortando-as em tiras finas. Com as mensagens feitas, derreta a manteiga e junte o açúcar e a essência, mexendo bem até formar uma pastinha grossa. Em seguida coloque a clara e mexa até clarear a mistura. Peneire a farinha por cima e misture até ficar homogêneo. 
Desenhe um circulo médio (7 cm) numa folha qualquer e coloque num prato ou forma que possa ir ao microondas. Corte um pedaço de folha de papel manteiga do tamanho do circulo e coloque por cima do molde. Espalhe 1 colher de sopa da massa, formando um círculo com a própria colher em volta do molde. Retire o molde de baixo e coloque no microondas por um minuto e meio mais ou menos. O tempo pode variar de microondas para microondas, então vigie o cozimento. O biscoito deve ficar com algumas partes meio marrons, é normal e significa que está no ponto certo.
Assim que estiverem prontos, coloque a mensagem no centro do circulo e dobre o biscoito ao meio com a ajuda do próprio papel manteiga. Em seguida, com a ajuda de uma caneca ou copo, "amasse" o fundo do biscoito para fazer o formato do biscoito. Para ajudar a fixar no formato, deixe esfriar dentro de forminhas de empada ou cupcake. Para fazer os biscoitos de chocolate basta colocar 1/2 colher de sopa de chocolate em pó junto com a farinha.
> Validade de até 3 dias. Guardar num pote fechado e em temperatura ambiente.


O biscoito fica bem crocante e o rendimento é de aproximadamente 10 ~ 12 biscoitos, dependendo claro do tamanho que você fizer. E ah, essa receita foi inspirada na receita que a Ochikeron fez no ano passado para o Valentine's Day, então se você comemora essa data, acho super válido presentear seu amor com esses biscoitinhos. Recomendo que assistam o vídeo dela para entender o passo a passo mais direitinho. Só tenho algumas considerações a fazer depois da minha experiência:

• Faça de um em um. Como a receita é no microondas, não precisa fazer todos de vez. É bem mais fácil você fazer de um em um por que você precisa molda-lós ainda quentes, se não irão se quebrar. E eles esfriam muito rápido.
• Use luvas, por favor. Eu fiz uma receita de baunilha pura e uma de chocolate, dobrando todos os biscoitos a mão com a ajuda de um pano de cozinha, já que não tenho luvas. Meus dedos estão vermelhos e chamuscados até agora.
• OS BISCOITOS NÃO DESGRUDAM! Sério. Os primeiros que eu fiz não soltaram de jeito nenhum do papel manteiga, então tive a ideia de untar com bastante manteiga o papel e então eles soltaram mais ou menos bem. Alguns soltaram facilmente e outros ficaram com pedacinhos de papel grudados.
• Eu deixei para tirar o papel manteiga dos biscoitos depois que eles estavam frios, tanto para não queimar minha mão, quanto para não correr o risco de quebrar os biscoitos enquanto ainda estavam mornos. Ele pareceu sair mais fácil assim.
• Use os primeiros biscoitos como tentativa, até entender o ponto certo do seu microondas. Eu mesma "desperdicei" uns 5 biscoitinhos antes de pegar o jeito.


Tá esperando o que para juntar os ingredientes e colocar a mão na massa?

Sweet Every Week é um projeto culinário que criei com a intenção de praticar novas técnicas e descobrir receitas e sabores. A cada semana de 2014 uma receita doce e deliciosa será compartilhada aqui no blog. Para saber mais do projeto e ver todas as receitas publicadas até agora, clique aqui.

Posts relacionados

2 Comentários

  1. Que cara de gostoso! Eu nunca como os biscoitinhos da sorte! A próxima vez que chegarem em casa, vou experimentar a receita!
    Beijos,
    Own mine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não comi por que estou de dieta, mas o povo aqui de casa amou e todos se encantaram com as mensagens, haha.
      Faz e depois me conta como ficou. :*

      Excluir