Sweet Every Week #7 - Bombas de Chocolate

By 14:27


Hey, hey, hey! Resolvi me arriscar na cozinha para fazer uma receita totalmente nova e desconhecida essa semana e, mesmo o resultado não ficando perfeito, gostei bastante e acho que vocês também vão gostar. Hoje venho ensinar como fazer Bombas de Chocolate, também conhecidas como Éclair. E ah, como tem estado um calor dos infernos ultimamente, o chocolate começou a derreter assim que tirei as bombas da geladeira, por isso eles estão meio "suados" na foto.

Tempo de Preparo: 45 minutos
Dificuldade: •••○○

Ingredientes:

Massa
250ml de leite
100g de margarina
150g de farinha de trigo
5 ovos

Recheio
1/2 xícara de leite condensado
1/2 xícara de creme de leite
50g de manteiga
50g de cacau em pó (ou achocolatado)
200g de chocolate meio amargo

Cobertura
Uma barra de chocolate ao leite

Modo de Preparo da Massa:
Numa panela aqueça o leite com a margarina até que comece a ferver. Quando estiver borbulhando, jogue a farinha de uma vez e mistura BEM, sem desligar o fogo ou parar de mexer. Assim que formar uma massinha consistente, retire do fogo e transfira para a batedeira. Bata primeiro a massa pura por alguns minutos até que esfrie um pouco e então bata acrescentando um ovo de cada vez. Transfira para um saco de confeitar e faça "palitinhos" ou bolinhas direto numa assadeira bem untada e enfarinhada. Não faça muito perto um do outro pois as bombas crescem. Asse em forno pré-aquecido a 180º por 20~25 minutos ou até que estejam douradinhas. Deixe descansar uns minutos dentro do forno desligado antes de retirar para que não murchem.
Obs: você também pode fritar a massa, derramando com a ajuda de uma colher em óleo quente para fazer bolinhas.

Modo de Preparo da Cobertura:
Numa panela junte o leite condensado, creme de leite, manteiga e cacau e mexa em fogo médio até que todos os ingredientes fiquem bem misturados e engrossem como um mingau. Em seguida, desligue o fogo e acrescente o chocolate, misturando até que esteja todo derretido. Transfira para um saco de confeitar e reserve.

Finalização:
Assim que a massa estiver pronta, deixe esfriar por alguns minutos em temperatura ambiente. Retire com cuidado da forma, pois ela se quebra com facilidade. Recheie com o auxilio do saco de confeitar, cortando as bombas ao meio ou recheando direto pelas laterais ou fundo, pois a própria massa cria uns buracos ao crescer. Não coloque muito recheio, pois pode ficar escorrendo pelos buracos.

Derreta uma barra de chocolate para a cobertura e mergulhe o topo das bombas no chocolate, escorrendo o excesso (sqn) e reservando numa bandeja. Decore a gosto com chocolate ou confeitos.
> Validade de até 48 horas. Conservar na geladeira.


As Bombas ficam ao mesmo tempo fofas e se quebram com facilidade, por isso tem que manuseá-las com cuidado na hora de rechear e mergulhas na cobertura. Você também pode rechear com doce de leite ou outra coisa mais líquida, mas que não fique escorrendo pelos buracos delas. E ah, tente fazer as bombas bem alongadas e finas, como palitos mesmo. As minhas ficaram gordinhas e pequenas pela falta de experiência de como fazer, mas ainda assim achei um charme, hehe.


Como já mencionei aqui, estou de dieta... Mas não tive como resistir e experimentei uma dessas coisinhas fofas. Olha, foi muito difícil comer só uma e me lembrar que eu não podia, viu? Ficaram simplesmente maravilhosas! Tanto que renderam 4 fornadas e só sobrou essas da foto para fotografar hoje, por que o pessoal aqui não parava de come-las. Simplesmente o maior sucesso do Sweet Every Week aqui em casa até agora. E olha que foi minha primeira tentativa de fazer essa receita. Vale super a pena você tentar fazer e impressionar todo mundo. :3

Tá esperando o que para juntar os ingredientes e colocar a mão na massa?

Sweet Every Week é um projeto culinário que criei com a intenção de praticar novas técnicas e descobrir receitas e sabores. A cada semana de 2014 uma receita doce e deliciosa será compartilhada aqui no blog. Para saber mais do projeto e ver todas as receitas publicadas até agora, clique aqui.

Posts relacionados

0 Comentários