Diário Dukan #1 - Primeira Meta (-10 kg)

By 20:47 ,


Sempre tive problemas com meu peso. Desde que me entendo por gente eu fui "gordinha". Ok, gordinha eu era quando criança. Depois que adolescente eu sempre fui é obesa. Ao longo de minha vida já foram dezenas de dietas milagrosas e idas a nutricionistas, em busca de perder peso. Não queria saber de saúde, sim de perder peso. Mas nada nunca funcionou e eu meio que aceitei o fato: seria gorda para sempre. Claro que eu ficava triste por nunca encontrar roupas do meu tamanho numa loja do shopping, mas me consolava com o fato de que eu gostava de comer e isso me fazia feliz. Era obesa, mas era feliz. Claro, isso era uma grande mentira.

Meu "choque de realidade" foi quando, por acaso, resolvi me pesar. Sempre evitei as balanças por medo de ver os números ali, mas fiquei curiosa naquele dia. Não acreditei quando vi três dígitos na balança: 109,4. Tenho 1,63m, então pelo cálculo do IMC eu estava em Obesidade Mórbida, grau III. Já tinha passado da hora de emagrecer. Confesso que pensei seriamente em uma cirurgia de redução de estomago, mas acabei desistindo da ideia por conta do meu namorado, que me desencorajou a procurar a saída mais fácil e me incentivou, dizendo que eu conseguiria emagrecer sem isso. Concordei em tentar uma dieta, mas prometi para mim mesma que se não desse certo, iria procurar um cirurgião confiável.

Ainda não sabia exatamente o que iria fazer, cheguei a pesquisar diversas dietas, mas todas eram muito agressivas ou incompatíveis com meu estilo. Hey, eu GOSTO de comer, qual o problema disso? Ainda mais se for algo doce. Não sou chegada em vegetais e não vivo sem carne. Mas felizmente e totalmente ao acaso, deparei com uma pilha de livros interessantes na Saraiva, chamados "Eu Não Consigo Emagrecer" do Dr. Pierre Dukan. Achei o título engraçado e acabei levando por curiosidade. Chegando eu casa eu comecei a ler e percebi que o livro era na verdade um método de emagrecimento (vulgo dieta) bem diferente e que parecia perfeito para mim. Não quis me precipitar e falhar em outra dieta, então li com calma, fiz anotações e fiquei remoendo a ideia da dieta Dukan por algumas semanas. Quando percebi já estava no final do ano, então dei a desculpa de que não iria manter uma dieta nas festividades de fim de ano e fui enrolando e enrolando. Eu sabia que se não começasse a dieta de uma vez eu só iria enrolar, então me arrisquei e comecei. Comecei a dieta no dia 29 de Janeiro, plena quinta-feira e com um evento de anime marcado para o final de semana. Só me arrependo é de não ter começado a dieta antes.


A Dieta Dukan é dividida em quatro "fases", sendo que a primeira era a mais restritiva e difícil. Segui direitinho, sem deslizes e, surpreendentemente, sem passar fome. Ao final da primeira fase consegui eliminar 3,3kg. Pode não parecer muito falando assim, mas foram 3,3 kg perdidos em 10 dias e sem nenhum tipo de exercício físico. Mas o que mais me incentivou foi perceber que não perdi só peso, como também medidas. Fiquei animada e resolvi então tomar vergonha na cara e me matricular na academia. Acabou que tive alguns contratempos e, se foram 8 dias que fui mesmo para a academia, foram muito ainda. Mas de qualquer forma, ao final do primeiro mês tive mais uma surpresa agradável: - 7,3kg! E praticamente sem me mexer! Que magia era aquela?

Segui com a dieta e com a academia, dessa vez para valer. Hoje comemoro minha primeira "meta" concluída: sai da casa dos três dígitos! Estou pesando 99,1kg e muito satisfeita! Foram dez quilos perdidos em dois meses e já me sinto mais feliz, confiante e tenho um pouco de auto-estima. Gente, antes eu sequer sabia o que era auto-estima. Para alguns pode não parecer grandes coisas, mas para mim é uma enorme conquista. Desde meus 16 anos que não pesava menos de cem quilos. Resolvi que, como meu blog é totalmente pessoal e eu gosto de dividir coisas que me fazem feliz (e com certeza emagrecer me faz feliz), eu iria postar um resumo da minha dieta a cada meta cumprida. No momento as metas são:
Sair dos 3 dígitos
Sair da casa dos 90
Sair da casa dos 80
Sair da casa dos 70
Alcançar os 65 kg
Ainda falta muito para atingir minha meta final, mas estou confiante que dessa vez e com essa dieta maravilhosa eu conseguirei. Eu posso até comer "doces", que é o que tem salvado meus dias (feitos com os ingredientes permitidos, claro). Caso alguém tenha interesse em saber como funciona a dieta e como foi minha adaptação a ela eu posso fazer um novo post, mas o que recomendo mesmo é a leitura do livro Eu Não Consigo Emagrecer. Ele é a "bíblia" da dieta e fundamente para começa-la. Mas se eu puder ajudar, ficarei feliz em responder qualquer dúvida.

xx

Posts relacionados

2 Comentários

  1. Nossa, essa dieta é realmente milagrosa... Mas temos que fazer muitos sacrifícios, né? Minha mãe fez e perdeu 8 quilos! E para ela, foi super bom, já que ela está mantendo o peso desde então! :)
    Eu não conseguiria fazer essa dieta... Não sou grande fã de proteína (eu só gosto de verdade de queijo e ovo, não curto peixe e quase não como frango e carne), então seria beeem difícil conseguir segui-la... Minha opção é ir na nutricionista (perdi 6kgs ano passado e cheguei no meu peso normal, estava acima do peso).
    Mas é a melhor dieta para perder peso logo!
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milagrosa mesmo, por que as minhas dietas nunca davam certo por que eu GOSTO de comer. Passar fome ou comer beeeem pouquinho não funciona comigo, sabe? Ainda mais que eu adoro queijo, leite e carne. Para mim, isso foi o paraíso. Sem contar com os doces e receitas que dá para fazer com as coisas que são permitidas, salva minha dieta com certeza.
      Mas o que realmente faz diferença é que com essa dieta a gente meio que aprende a comer, por que como não tem quantidade limitada, podemos comer a vontade e isso a longo prazo se torna uma reeducação alimentar. Confesso que as vezes eu "trapaceio", principalmente nos sábados quando faço os doces do Sweet Every Week, mas nunca excedo a cima do "normal" e por isso continuo a perder peso. Hoje em dia eu já acrescentei outras coisas na dieta que não seria permitido, como cereal matinal de milho e frutas, mas como é tudo em moderação, não alterou minha perda de peso até o momento.
      Estou adorando e me sentindo muito feliz com isso, espero comemorar meu aniversário em Novembro com meu peso desejado! :)

      Excluir