Book Review: Estudos Sobre Veneno

By 16:26


Estudos Sobre Veneno, da autora Maria V. Snyder, é o primeiro livro da trilogia original de As Lendas de Yelena Zaltana. "Trilogia original", pois era para ser uma trilogia, mas recentemente a autora assinou um novo contrato para a publicação de mais três livros. E não é para menos, pois a trilogia é inovadora, bem pensada e deliciosa de se ler. Com certeza um livro pouco difundido aqui no Brasil, mas completamente diferente de tudo que você já leu por ai.

A história é narrada em primeira pessoa e situada num passado sem tecnologia, onde a protagonista Yelena foi condenada a forca pelo assassinato de Reyad, filho do General Brazell. Pouco antes de ter sua sentença cumprida, a garota recebe uma oferta de se tornar a nova provadora de comida do Comandante Ambrose, a autoridade máxima responsável pela morte do antigo rei, colocando assim o fim da monarquia e início da ditadura militar em Ixia. Com a perspectiva de poder viver mais um pouco, a jovem aceita a proposta e começa seu treinando sobre venenos com Valek, o Chefe de Segurança - um espião misterioso e temido pela sua fama de de melhor assassino do Comandante. Para garantir que Yelena não fuja e nem tente nenhuma besteira, Valek a envenena com um de seus próprios venenos chamado Pó de Borboleta. Para sobreviver aos efeitos do veneno Yelena precisa se apresentar a Valek todas as manhãs e tomar uma pequena dose do antídoto. Enquanto tenta buscar uma forma de conseguir um antídoto para o Pó de Borboleta, Yelena se vê no meio de traições, tentativas de envenenamento ao comandante, conspirações políticas, um romance improvável e uma nova realidade sobre si mesma.

A história não tem um ritmo muito acelerado, mas também não se arrasta penosamente. Tudo tem o seu motivo e importância no decorrer da trama. Particularmente eu gostei bastante de poder desfrutar e simpatizar com cada personagem que é inserido na história aos poucos. O começo e as partes em que Yelena sofre podem ser um pouco "fortes", não recomendaria esse livro para crianças ou menininhas frágeis que só querem saber de romances melosos (sem ofensas!). Yelena é uma personagem inteligente e forte, apesar de todo sofrimento que ela sofre - e como ela sofre no decorrer da história! Mesmo sendo a história sendo situada no passado, não existe aquele clima de machismo, o que eu achei super legal na história, isso é até explicado no meio do livro devido ao próprio Comandante não descriminar as pessoas pelo gênero, mas sim por suas capacidades. Com o passar dos capítulos vamos entendendo um pouco mais sobre a história do próprio "país" Ixia e do passado que assombra Yelena.

Com muitas reviravoltas, mistérios, ação, momentos de comédia e uma pitada de um romance sexy (!), o livro Estudos Sobre Veneno prende o leitor do início ao fim, compensando-o com uma história bem escrita, rica e de tirar o fôlego. Maria V. Snyder se superou ao criar uma trama tão maravilhosa com personagens cativantes em que o leitor consegue simpatizar por eles. Li o livro no meu iPhone em uma única tarde, pois são tantas reviravoltas que não consegui largar até saber exatamente como iria terminar. Recomendo esse livro sem pensar duas vezes.


P.S: Por ser um livro lido em PDF -e baixado de forma ilegal, ops- não posso falar muito da diagramação, capa e etc. Por isso também o post ficou sem fotos. Mas a história valeu tanto a pena que não foi preciso uma coisa física para me prender a ela. ♥

Posts relacionados

2 Comentários

  1. Já disse lá no Instagram e repito: AMEI essa história só pela sinopse! Parece tão legal, interessante e completamente diferente de tudo que já li! Vou pôr na listinha pra quando estiver mais aliviada no meu ritmo de leituras, hehe.
    Bjos,
    La Vie d'Lee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, tenho certeza que você vai amar ainda mais depois que começar a ler! É totalmente diferente das histórias de hoje em dia e os personagens são muito bem construídos. Recomendo, recomendo e recomendo mil vezes. <3
      Odeio ler no celular ou no computador, mas para esse livro fiz uma exceção e valeu super a pena. Leia! :D

      Excluir