Sweet Every Week #14 - Bolo de Banana

By 17:22


Hey, hey, hey! Hoje eu estava a fim de fazer um bolo, mas não um bolo qualquer. Queria experimentar algo novo e, de preferencia, simples sem ser sem-graça. Vi que tinha várias bananas lindas e deliciosas na cozinha e a ideia veio na hora: bolo de banana. Procurando inspirações no Google, achei algumas fotos de bolos com bananas caramelizadas por cima e fiquei super empolgada para tentar também.

Tempo de Preparo: 1 hora ou mais
Dificuldade: ••○○○

Ingredientes da massa
3 ovos
3 colheres (sopa) de margarina
1 + 1/2 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de leite
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) rasa de fermento
1 pitada de sal
2 bananas picadas 

Ingredientes do caramelo
1 xícara (chá) de açúcar
4 a 5 bananas

Modo de Preparo:
Bata as claras em neve e separe. Em outra vasilha, bata os ovos com a margarina e o açúcar. Acrescente a farinha e o leite, intercalando metade de cada vez. Em seguida adicione o sal e o fermento. Por último, após terminar de bater a massa, misture as claras em neve delicadamente para não perder o ar. Reserve a massa.
Para fazer o caramelo, coloque o açúcar numa panela e vá girando a panela, não mexa com colher se não o açúcar cristaliza. Fique girando a panela até que todo o açúcar esteja derretido, em seguida coloque o açúcar derretido no fundo da forma escolhida (preferencialmente de aro removível) e distribua as fatias de bananas pelo caramelo. Coloque a massa na forma caramelizada. Pique duas ou mais bananas em pedaços bem pequenos, envolva-as em farinha para que não desçam para o fundo e espalhe por cima da massa. Leve para assar em forno pré-aquecido à 180ºC por 50 minutos aproximadamente. Fique vigiando e assim que enfiar um palito e ele sair limpo está pronto. DESENFORME AINDA QUENTE.  Sirva quente ou gelado.
> Validade de até 48 horas. Aconselho a não conservar na geladeira.


Gente, esse bolo ficou uma deliiiicia! Não sou grande fã de doces derivados da banana - prefiro a fruta pura, mas depois de experimentar esse bolo (alô dieta!) fique com aquela vontade de quero mais.  Na receita original não pedia, mas eu acrescentei as bananas fatiadas e essência de banana na massa, pois queria algo totalmente de banana, não só no caramelo em cima. Achei que assim ficou bem mais gostoso, mas isso vai de cada um. Na receita original também falava para assar por 30 minutos, mas no meu forno levou quase uma hora. Por isso é bom ficar acompanhando o cozimento e ajustar de acordo com seu forno. Recomendo fortemente o uso de uma forma de aro removível pela praticidade de desenformar depois, mas caso uso uma forma dessas, coloque papel alumínio em baixo para não correr o risco do caramelo vazar. Eu além do alumínio, coloquei a forma da massa em cima de uma forma de pizza. O seguro morreu de velho, né.


As bananas caramelizadas dão um charme enorme ao bolo, fica muito parecido com algo feito em padaria (pelo menos foi o elogio que recebi aqui, hehe). A massa fica bem molhada por causa das bananas no meio, mas como isso é opcional, pode deixar as bananas da massa de fora para um bolo mais fofinho e seco. E também achei que iria sem complicado desenformar, pois eu esqueci de untar, mas foi sem problemas, bastou passar uma faca nos cantos para desprender o bolo, abrir o aro, transferir para a forma de servir e tirar a base da forma de cima. Claro que tem que desenformar ainda quente (cuidado para não se queimar!), se não o caramelo esfria, gruda na forma e vira uma meleca. Não sei se em outros tipos de formas vai ser tão fácil, mas tentem ai e me contem. Esse bolo cai muito bem com uma xícara de café/chá no final da tarde. Só pelo cheiro delicioso que vai ficar na sua cozinha, já vale a pena fazer esse bolo. <3

Tá esperando o que para juntar os ingredientes e colocar a mão na massa?

Sweet Every Week é um projeto culinário que criei com a intenção de praticar novas técnicas e descobrir receitas e sabores. A cada semana de 2014 uma receita doce e deliciosa será compartilhada aqui no blog. Para saber mais do projeto e ver todas as receitas publicadas até agora, clique aqui.

Posts relacionados

0 Comentários