Sweet Every Week #16 - Bolo Básico com Calda de Chocolate

By 16:43


Hey, hey, hey! Nesse Sweet Every Week - atrasado, desculpem - vou ensinar a fazer uma receitinha coringa que toda mãe/avó já parece saber desde sempre: bolo básico. Com ingredientes simples que todo mundo tem em casa, esse bolo é a salvação quando bate aquela vontade de bolo repentina. Anotem a receitinha ai:

Tempo de Preparo: 1 hora e 30 minutos
Dificuldade: ••○○○

Ingredientes da massa
4 ovos
200g de margarina
2 xícaras de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó

Ingredientes da calda
2 xícaras (chá) de leite
2 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de achocolatado em pó
1 colher (sopa) de amido de milho



Modo de Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180º C. Unte e enfarinhe uma forma de bolo reserve. Na batedeira junte o açúcar e margarina e bata até formar um creme clarinho e fofo. Adicione os ovos de um por um, incorporando bem a cada nova adição. Depois de incorporar todos os ovos, deixe batendo por mais três minutos. Adicione em seguida metade da farinha e bata até homogenizar. Adicione o leite, deixe encorporar e adicione o restante da farinha de trigo. Desligue a batedeira e, com a ajuda de uma colher ou espátula, incorpore o fermento. Transfira a mistura para a forma e asse por 40 minutos ou até que ao enfiar um palito no centro ele saia limpo. Para a calda, junte numa panela o açúcar e o achocolatado e mexa bem. Quando começar a desgrudar da panela acrescente o leite, reserve um pouco de leite para misturar com o amido. Em seguida coloque o leite com o amido e ferva até engrossar. Reserve. Assim que o bolo estiver pronto, retire do forno e, com a ajuda de uma faca, desenforme num prato de servir. Fure toda a superfície do bolo com um garfo e espalhe a calda por cima. Sirva morno ou gelado.
> Validade de até 3 dias. 


O bolo rende bastante, então dependendo do tamanho da forma dá para dois ou mais bolos. Fica legal fazer em formas redondas menores, para então montar vários "andares" e rechear com chantilly, brigadeiro ou o recheio que você quiser. A massa é bem fofinha e seca, então caso goste de bolos mais molhadinhos recomendo que "regue" a massa assim que sair do forno com leite, achocolatado pronto ou até refrigerante de guaraná, mas ai vai ter que conservar na geladeira. De qualquer forma, o bolo fica uma delícia.


Esse bolo é conhecido na confeitaria como "bolo base" ou "bolo básico", pois a partir dele é possível conseguir vários sabores, apenas adicionando alguns ingredientes:
Chocolate: Adicione 1/2 xícara de chocolate em pó junto com a farinha.
Fubá: Substitua 1 xícara de farinha de trigo por fubá. Adicione erva-doce também.
Laranja: Substitua 1/2 xícara de leite por suco de laranja, e coloque algumas raspas da casca.
Limão: Substitua 1/3 do leite por suco de limão e se quiser um gosto à mais, raspas da casca.
Coco: Substitua o leite por leite de coco e adicione 1/2 xícara de coco ralado seco.
Formigueiro: Adicione 1/2 xícara de granulado de boa qualidade junto com o fermento.
As variações são limitadas pela sua imaginação. Mas só o bolo simples, as vezes chamado "bolo comum" ou, como chamamos aqui "bolo de bolo", também é uma delícia. Experimente com essências e desfrute dessa delícia.

Tá esperando o que para juntar os ingredientes e colocar a mão na massa?

Sweet Every Week é um projeto culinário que criei com a intenção de praticar novas técnicas e descobrir receitas e sabores. A cada semana de 2014 uma receita doce e deliciosa será compartilhada aqui no blog. Para saber mais do projeto e ver todas as receitas publicadas até agora, clique aqui.

Posts relacionados

0 Comentários