Festas Juninas são puro amor

By 12:23 ,


Hoje, dia 24 de Junho, é comemorado em todo território nacional o Dia de São João. Ou pelo menos deveria ser, já que parece que aqui onde estou morando #nãovaiterfestajunina. Fiquei muito triste ao saber que, por causa da Copa, a prefeitura daqui não se deu ao trabalho de organizar uma festa junina/arraial esse ano, por que sinceramente é minha época favorita do ano. Pensa comigo: em Junho começa o inverno, aquele friozinho delicioso, dai temos uma festa bem animada com fogueiras gigantes, gente dançando quadrilha, decoração colorida por todo lado e muita comida boa. Quer mais o que minha gente?


Eu nunca gostei muito de dançar quadrilha - odiei quando a professora me obrigou a dançar quando estava na terceira série com um menino muito feio. Se fosse pra dançar com o gatinho da sala eu até ia, haha. Não me julguem gente, eu tinha uns 8 anos e não pensei bem nos sentimentos do garoto ao dizer na cara dele que não ia dançar com ele. De qualquer forma, eu posso até não gostar de ir dançar, mas acho muito bonitinho todo mundo vestido ~a la caipira~, as meninas com trancinhas e sardas e os meninos com blusa xadrez, chapéu de palha e bigodes desenhados. Sem contar que a dança por si só é meio engraçada. "Olha a chuva! É mentira!". Não sou chegada em forró também, mas em um único dia do ano eu nem ligo.


Outra coisa que eu acho muito legal nas festas juninas da vida são as fogueiras. No interior onde minha avó paterna morava eles faziam uma fogueira gigaaaaante, sério tinha uns 10 metros, que dava para ver de muito longe - era lindo. Também tinha umas fogueiras no chão que os mais corajosos ficavam pulando por cima. Eu sempre quis tentar, mas minha mãe nunca deixou #xatiada. E ah, também tem as barraquinhas, que são super divertidas. Sejam aquelas barracas de brincadeiras, como tiro ao alvo ou de pescaria ou as barracas dos tarados do beijo, é tudo muito divertido e tem sempre um clima gostoso de festa. A única coisa que não gostava mesmo eram aqueles "cupidos" que você pagava algo em torno de cinquenta centavos para mandar uma mensagem (anonima ou não) para alguém. Só não gostava por que nunca recebi um. #xatiada2


E claro que não dá para falar de festa junina sem mencionar a comida. O meu quitute festivo favorito de todos os tempos sempre foi a maçã do amor, seguido pela canjica (doce/mucunzá, por que canjica aqui no Nordeste é salgada,) e bolo de milho. Mas também tem o quentão, pé-de-moleque, curau, arroz doce, vinho quente, pamonha, milho cozido no vapor, cocada, quindim, cajuzinho, maria-mole, bolo de amendoim, pastel, doce de batata-doce, batata assada, bolo de fubá, bom-bocado, pinhão, cuscuz, quebra-queixo, suspiro e muito mais coisas deliciosas e calóricas que só de listar aqui me deu água na boca. Para mim a melhor parte das festas juninas é realmente a comida. Se fosse por mim eu comida de tudo até não aguentar mais andar e ir rolando para casa #gordinha.

No fim, tem gente que realmente não gosta de festas juninas independente de quantos bons motivos eu apontar aqui, mas para quem já foi em uma e soube aproveitar, sabe que é uma das festas brasileiras mais animadas, divertidas e - claro - deliciosas. Por mim teria festa junina, julina, agostina, setembrina, outubrina e em todos os outros meses, hahaha.

Este post faz parte da blogagem coletiva do Rotaroots, um grupo de blogueiros da old school, que querem trazer de volta a velha e verdadeira paixão por seus diários virtuais. Para ler todas as blogagens coletivas do Rotaroots, clique aqui. Quer participar? Então faça parte do nosso grupo no Facebook e inscreva-se no Rotation.

Posts relacionados

2 Comentários

  1. Desculpa, mas pra mim, essa época é mais gostosa que até mesmo o Natal =), adoro a festividade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que fica bem empatadinho com o Natal, não sei qual ganha... Gosto muito das duas e por razões bem diferentes. O importante é ter o máximo de festas possíveis, hehe. <3

      Excluir