12 dicas para fotografar com o celular

By 16:22


Não sou profissional em fotografia e nem tenho a intenção de ser, mas vira e mexe alguém elogia alguma foto minha, o que me deixa super feliz. Mas vira e mexe alguém me diz que "ah, mas fazer boas fotos com uma câmera profissional é fácil". Já comentei aqui uma vez que me disseram isso no Instagram numa foto que eu tinha tirado com o celular, então nem preciso dizer que o comentário me deixou fula da vida. Não é a câmera que faz a foto - e vou provar isso hoje ensinando como você pode tirar fotos lindas usando apenas o seu celular (e um pouco de criatividade, claro!)


Não tenha medo de chegar mais perto
As vantagens de um celular sobre uma câmera é que é muito mais discreto, o que permite que você chegue mais perto do que pretende fotografar sem chamar muita atenção. As vezes uma foto não fica tão legal numa visão geral do que poderia ficar com um click só de um detalhe. Caso aconteça, não tenha medo de recortar uma parte da foto para dar destaque.

Nem de tentar novos ângulos
Uma foto tirada no mesmo angulo de frente de sempre pode até ficar legalzinha, mas as vezes essa mesma foto pode ficar incrível se tirada de cima, de lado ou até mesmo de baixo. Suba, vira, se jogue no chão, experimente! Vale de tudo para tentar capturar uma boa foto.


Luz natural SEMPRE
Um ponto delicado, por que nem sempre temos como fotografar na luz natural, eu sei. Mas sempre que possível prefira fotografar com o máximo de luz natural. Saia pro quintal ou vá para uma janela para tirar as fotos. Mas evite fotografar sob a luz direta do sol, os melhores horários são antes das 10h e depois das 16h. E, PELO AMOR, NÃO USE O FLASH DO CELULAR!

Pense na composição antes
Não é só sair clicando alouk, ok? Antes mesmo de desbloquear a tela do seu celular, pare e pense: como essa foto pode ficar mais interessante? Tire alguns momentos e tente enxergar do jeito que a lente irá capturar a foto. Arrume o local da foto, centralize, coloque tudo num único canto, ajeite os objetos a serem fotografados de forma harmônica ou desordenada - tudo vai depender do que você quer transmitir com a foto.


Fique atento ao fundo
Um dos erros mais fatais da fotografia é não prestar atenção ao ambiente ao redor e o que fica no fundo da foto. Já vi fotos que são maravilhosas, mas que perderam um pouco do "charme" por causa de coisas aleatórias no fundo. Tire uma foto de teste e veja se não tem nada no fundo que possa comprometer a sua foto, tipo galhos saindo da cabeça ou animais copulando ao fundo.

Conheça seu celular
De nada adianta você ter um iPhone 200XS se você não sabe tirar o máximo dele. Saiba configura-lo para a resolução máxima, utilize o foco para dar destaque em algum ponto da foto e, acima de tudo, conheça as limitações dele e, principalmente, como supera-las.


Experimente aplicativos
Não sei de outros celulares, mas a câmera do iPhone é incrível. Pena que o aplicativo padrão da Apple para fotografia é muito "fraco", então por isso uso o Camera+ - que consegue tirar o máximo da câmera do iPhone. Experimente tirar fotos com o aplicativo do próprio celular e com aplicativos diferentes e compare a qualidade de ambos.

Edição sim, mas sem exageros!
Tem gente que acha que edição é só tacar um filtro e pronto, tá linda. Não é bem assim não, viu? Algumas fotos só precisam de uns ajustes básicos, como Saturação, Brilho & Contraste para ficarem fantásticas. Um filtro aqui e ali também pode ficar legal, mas não exagera ok? Li em algum lugar que "uma boa foto já sai boa da câmera, você apenas dá o acabamento", e concordo totalmente com isso. De nada adianta colocar mil efeitos, por que isso não melhora uma foto ruim. 


Limpe a lente do celular
As vezes acabamos encostando nossos dedinhos sujos na câmera do celular sem querer e as fotos começam a sair manchadas, com "anomalias" ou desfocadas. Um simples paninho ou cotonete resolve esse problema, mas cuidado com panos que soltam fiapos para acabar não piorando tudo.

Mantenha a mão firme
Fotos tremidas são horríveis, desculpa. A menos que seja intencional, é claro. Para dar mais firmeza na hora de fotografar coloque as mãos juntas ao corpo e apoie os cotovelos em alguma superfície reta. Também existem tripés para celulares caso ache necessário, mas sempre dá para fazer umas ~gambiarras~ para apoia-lo em algum canto e usar o timer.


Tire muitas fotos
Foi-se o tempo de fotos limitadas pelo número de filmes. Aproveite-se do fato de poder tirar fotos ilimitadas com os equipamentos digitais e abuse. Abuse mesmo! Tire 1, 2, 5, 10, 20, 100 fotos. Você sinceramente acha que as fotos que as pessoas postam foram tiradas de primeira? Tá, pode até ser as vezes, mas na maioria dos casos foi umas três de duzentas que realmente ficaram espetaculares. Não perca sua chance e fotografe o quanto achar que basta, sem medo de exagerar.

Não dispense uma foto sem analisa-la bem
Como eu já citei, algumas fotos de primeira não parecem muito boas, mas se você recortar aqui e usar um pouco de correção no brilho/contraste/saturação ali a foto pode se mostrar muito boa. Já me surpreendi com a quantidade de fotos que pareciam ruins, mas que no final acabaram ficando muito legais. Então, antes de deletar, pare um pouco e analise a foto atentamente.


Divirta-se!
Não leve a fotografia tão a sério. E nem queira só tirar fotos perfeitas, relaxe um pouco, aproveite o momento e, acima de tudo, divirta-se! Muita gente fica tão focada em registrar o momento que acaba se esquecendo de vivenciar o momento.

Seja com um celular, analógica ou com uma DSLR, a fotografia vem do coração, da sensibilidade e da técnica do fotografo. Então vamos parar de dizer que foto legal só se for com "equipamento profissional", ok? Já vi muita gente que só fotografa com iPhone 4S dando um show em cima de ~fotógrafos profissionais~. Então, que tal deixar as desculpas de lado agora e sair fotografando e se divertindo por ai?

Obs: Todas as fotos que ilustraram esse post (com exceção da primeira, obvio) foram tiradas com meu iPhone 4 (nem 4S é) e editadas com o app Afterlight.

xx

Posts relacionados

8 Comentários

  1. Amei as dicas e as fotos mas a câmera do meu é tão ruim que nada
    disso aí vai funcionar hahahahaha'

    http://passaro-de-inverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, obrigada. <3
      E você pode sempre tentar. Só de fotografar com luz natural já ajuda bastante.
      Testa as dicas ai e depois me diz se adiantou de algo ou não. :D

      Excluir
  2. Oie! Sou péssima com fotografias, especialmente com a câmera do cel... Mas vez ou outra sai alguma bonitinha e fico feliz, rs. Tbm tenho uma câmera que fica totalmente parada pela falta de criatividade (e de entendimento, pq realmente não sei mexer nela!).
    Vou tentar seguir suas dicas e tirar fotos melhores! :D
    Bjos, Nayh!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, por que não pega o manual da câmera ou assiste vídeos sobre ela? A minha Canon veio sem manual e eu aprendi a mexer com a ajuda do YouTube + fuçando e tentando. Ainda não sei tudo sobre ela, com certeza, mas já dá pra tirar boas fotos. :P
      E depois me conta se deu alguma melhora nas suas fotos ou não. <3

      Excluir
  3. Ah meu celular não tem jeito não hahaha é um lixooo'
    mas eu não sabia que vc curtia mitologia! eu amo a nórdica e já fui viciada na egípcia
    também hahaha <3 tinha até um colar de chave egípcia.

    Enfim!

    http://passaro-de-inverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abiga, como minha mãe já dizia: "brasileiro só não dá um ~jeitinho~ na morte", haha. Aposto que dá pra fazer gambiarras com qualquer celular. :P

      E sim, gosto muuuuuito. Acho que eu deveria fazer mais posts aleatórios sobre o que gosto que nem você. Se eu fizer eu marco tu como "fonte de inspiração". :D

      Excluir
  4. Gente, que post INCRÍVEL, sério, eu adorei e já marquei como o Post da Semana lá no grupo! Eu adoro quando vejo boas fotos tiradas com celular. Gostei muito do post!

    Beijão ♥
    www.keepcamy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, fico feliz que tenha gostado e espero que essas dicas possam ser úteis. Adoro fotografar com o celular, a praticidade dele não tem preço. :D

      Excluir