Existe importância no Bullying?

By 13:06 ,

Antes de clicar em 'publicar' esse post, eu pensei, escrevi, apaguei, escrevi de novo, deixei nos rascunhos por várias semanas, dei uns toques finais, apaguei tudo e reescrevi novamente. Sei que é um assunto deliciado e não quero ~causar o caos~, só quero expor a minha opinião sobre um assunto que parece só ter um lado. Pois bem, vim hoje mostrar que nada na vida tem só um lado.


Se tem uma coisa que se fala muito ultimamente é sobre o tal do bullying. Em todos os cantos da internet sempre tem alguém falando repetidamente sobre isso, quase como um mantra que você repete diversas vezes. Caso você seja realmente desligado do mundo atual e nunca tenha ouvido falar disso e não saiba do que diabos se trata, a nossa amiga Wikipédia explica:
Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês bully, tiranete ou valentão) ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder.
Muito se fala de combater o bullying e sobre os males que a pratica pode gerar na vida da vítima. Mas e sobre a importância da prática? CALMA, não estou defendendo quem pratica e nem dizendo que apoio, na verdade é totalmente o contrário, mas o assunto é um pouco mais complexo com isso. Tente entender, no meu tempo não existia isso de bullying. Claro que tinha as piadinhas de mal gosto, pessoas escrotas e idiotas na escola que viviam implicando pelo simples prazer de se sentir superior por "poder" faze-lo. Isso sempre existiu e, deixa eu te informar amigo, sempre vai existir. O que não existia é esse alvoroço todo por causa de uma coisa ~normal~ de adolescente. Vale ressaltar que não estou falando que comportamentos violentos são normais e devem ser ignorados, ok? Em casos mais graves como violência física realmente deve haver intervenção. Mas eu acho as "brincadeiras maldosas", de certa forma, boas para as pessoas. Não, eu não fumei um baseado forte demais e, antes de atirar essa pedra - vulgo xingamento gratuito - continue lendo para entender melhor o que eu quero dizer.

Imagine duas pessoas diferentes: a primeira é um adolescente comum, feliz e que jamais sofreu nenhum tipo de bullying na vida e a segunda  um adolescente que já aguentou todo tipo de bullying (não-fisico). Ambos viram adultos e ingressam no mercado de trabalho, sendo contratados por um patrão muito escroto e que além de pressionar seus funcionários, ainda pratica o terror psicológico neles. Quem você vai lidar da melhor forma nessa situação? "Mimimi, o patrão não pode fazer isso e blablabla". Amigo, desculpa estourar sua bolha de felicidade e alienação, mas existe uma coisa chamada "vida" e, quando dizem que ela não é fácil/justa, não estão exagerando. Claro que na teoria o patrão realmente não pode fazer isso, mas todo mundo sabe que isso não funciona bem assim na prática. Ao longo de suas vidas as pessoas passam por todos os tipos de experiencias, sejam elas positivas ou negativas. Nem tudo será só alegria, arco-íris e sorvete de chocolate, infelizmente. Existem pessoas cruéis, gananciosas e falsas que tentarão te prejudicar, te diminuir, fazer você de idiota - e as vezes só pelo simples fato de distribuir ódio gratuito. São pessoas dignas de pena, na minha opinião, mas a natureza humana é complexa demais para que eu possa entender os motivos que as levaram a ficar desse jeito. Mas o que importa é que elas existem e, em algum momento da sua vida, você terá que lidar com uma delas.

Não estou dizendo que é fácil ou que não nos abale de alguma forma lidar com pessoas que não gostam da gente - e ainda dizem isso na nossa cara (direta ou indiretamente). É horrível, doloroso e muito difícil. Pode deixar marcas permanentes na gente. As vezes dá até vontade de nos matarmos, eu sei. Eu já passei muito por isso. Mas o bullying é importante por isso: ele te prepara, desde cedo, a aceitar o fato de que existem pessoas diferentes, talvez ruins e que com certeza não irão gostar de você. E realmente, ninguém tem a obrigação de gostar de ninguém, isso é normal. Assim como ninguém é obrigado a ser/fazer determinada coisa só para agradar os outros. Quando a pessoa passa por alguma situação de bullying (não violenta gente, estou falando de bullying não-físico) ela já aprende a lidar com isso e com o tempo superará isso. Você fica mais forte e seguro de si mesmo depois de passar e superar alguma situação do tipo. Demora? Sim, demora bastante para passar por todo o processo até chegar no resultado final de não ligar para isso, mas não devemos desistir por que no final compensa. Pessoas ruins sempre serão ruins e sempre existirão. Não creio que alguém passe pela vida sem encontrar pelo menos um tipo desses. Pode parecer meio depressivo falar assim, mas é melhor ser realista e se preparar para o pior do que ser inocente e ser pego de surpresa e não saber o que fazer e como passar por uma situação dessas.

Seguindo a mesma lógica, também acho que o cyberbully é válido no desenvolvimento pessoal da pessoa. Claro que sou totalmente contra e acho uma atitude muito infantil e idiota se esconder atrás de uma tela para falar o que quiser sem se preocupar se a pessoa do outro lado também tem sentimentos, mas ainda sendo realista, sabemos que sempre existirão pessoas que farão isso. Ainda mais se é tão "seguro", ninguém realmente sabe que é você ali disparando palavras de ódio pela internet, não é? Mas isso pode ser bom para quem recebe. Claro que é muito ruim receber um "sua gorda idiota" "blog de merda, apaga esse lixo" "você é muito feia para fazer um blog de moda" ou algo do tipo. Porém você tem duas opções: ignorar, que é mais fácil, ou tirar algo disso e melhorar. Geralmente a maioria do ódio gratuito online (vulgo cyberbully) é sem sentido e devemos ignorar mesmo, mas em um ou outro podemos pegar para nós e usá-lo como forma de melhorar, pois apesar de ser colocada de uma forma bem desnecessária, não deixa de ser uma critica. E toda crítica pode ser usada em nosso favor para evoluirmos e nos tornamos pessoas melhores. A menos que você esteja totalmente satisfeita com quem você é e não ligue a miníma para o que as pessoas pensam. Nesse caso, sinceramente mesmo, parabéns e continue do jeito que está. Afinal, quem tem que gostar de você - exatamente do jeito que você é, ou está tentando ser - é você mesmo. Seria ótimo se o mundo fosse um lugar perfeito em que todas as pessoas fossem, no mínimo, gentis umas com as outras. Mas, enquanto isso não acontece, podemos usar tudo que jogam contra a gente em nosso favor e sempre melhorarmos como pessoas.

E você, também já sofreu ou ainda sofre bullying? Concorda com o pensamento? Discorda? Acha que falei muita merda, meu blog é um lixo escroto que deveria ser deletado? Bora discutir sobre isso.

P.S: Gente, eu falei em diversos pontos, mas esse texto todo é sobre bullying não violentos fisicamente. A partir do momento que vira uma agressão física, deve haver intervenção, por que ninguém tem o direito de machucar ninguém. Claro que isso deveria valer para violência física ou psicológica, mas se você leu tudo até aqui, não vou me repetir.

xx

Posts relacionados

2 Comentários

  1. Sempre sofri isso na escola, mas na minha época nao existia essa atenção de hoje =/

    Te indiquei num meme
    http://saidaminhalente.com/tag-11-coisas-sobre-mim/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sofria bastante por sempre ter sido gordinha, mas sei lá, hoje em dia eu olho pra trás e vejo que isso tudo só me fez eu me aceitar do jeito que sou e tentar melhorar o que não gosto. :3

      E oba, que emoção finalmente ser marcada em alguma coisa! Haha.
      Vou responder assim que der. <3

      Excluir