Sweet Every Week #28 - Donuts (Brioche)

By 16:24


Hey, hey, hey! Sempre que eu via fotos ou desenhos de donuts eu ficava suspirando, sonhando apaixonadamente com eles e imaginando o gosto que teriam quando fosse come-los. Quando aprendi a faze-los, no meu curso de panificação & confeitaria, foi amor à primeira mordida. Desde então eu tenho feito essa delícia de massa e hoje vim dividir essa maravilha com vocês.

Ingredientes
250g de farinha de trigo (sem fermento)
5g (meio pacote) de fermento para pão
40g de açúcar
100ml de leite
50g de manteiga
1 ovo
Uma pitada de sal

Modo de Preparo:
• Se for fazer numa batedeira (planetária), coloque todos os ingredientes com exceção da manteiga e bata bem até formar uma massa homogênea. Adicione a manteiga e bata mais um pouco, em velocidade máxima, adicionando um pouco mais de farinha (aos poucos) para que forme uma massa lisa e que desgrude das mãos. Transfira para uma superfície enfarinhada e sove rapidamente apenas para checar a consistência da massa e enrolar numa bola.
• Caso não tenha uma batedeira planetária, coloque a farinha numa superfície lisa e limpa e faça um buraco no centro. Adicione o fermento num canto e o açúcar e sal no outro. No centro coloque os ovos, misture brevemente e adicione o leite aos poucos, para não fazer bagunça. Sove bem até que a massa fique bem homogênea. Adicione a manteiga e volte a sovar bem a massa, adicionando mais farinha aos poucos, até que desgrude completamente das mãos. É importante não "rasgar" muito a massa ao sovar.
• Com a massa pronta, abra-a com a ajuda de um rolo e corte círculos com um cortador grande ou um copo. Corte os círculos do meio com um cortador pequeno, um copinho de pinga ou até uma tampa de garrafa. Enfileire os donuts numa forma, deixando um pouco de espaço entre eles, e cubra com um pano. Deixe dentro do forno (desligado!!) até que dobre de volume, mais ou menos uma hora. Aproveite para pré-aquecer o forno à 160º C
• Quando a massa tiver dobrado o seu volume, coloque óleo numa panela (o suficiente para cobrir os donuts) e esquente bem. Coloque os donuts para pré-assar no forno por aproximadamente 15 minutos e depois frite-os no óleo até dourar bem. Coloque-os sobre um papel-toalha ou guardanapos para absorver o excesso de oleosidade. Deixe esfriar um pouco e cubra-os com a cobertura e confeitos desejados. Enjoy! ~


Donuts são puro amor, acredite em mim. Impossível comer um só. Sem contar que né, eles são tããããão lindinhos. Como podem ver pelas fotos, optei pela clássica cobertura de chocolate com confeitos coloridos. Essa massa rendeu 14 donuts do tamanho da palma da minha mão. Para essa quantidade, derreti (no microondas) meia barra de chocolate meio amargo com meia barra de chocolate ao leite, para não ficar tão doce. Acrescentei aproximadamente 1/4 de uma caixinha de creme de leite ao chocolate derretido, mergulhei os donuts na cobertura (sem limpar o excesso, por favor ♥) e coloquei os confeitos. Como resistir à essas fofuras?


E ah, eu fiz os donuts de dois jeitos: pré-assado para fritar e frito diretamente após a massa crescer. Fica bom dos dois jeitos, mas pré-assado fica mais fofinho e redondinho, como dá para ver pela foto comparativa acima. Só não vale fazer totalmente assado, por que dai é simplesmente brioche. Sim, brioche. Aquele pão de padaria doce/hambúrguer, sabe? A massa é exatamente essa, sem tirar nem por. Só que na receita original era feito com o quadruplo das quantidades, mas dai haja batedeira/força para sovar tudo, hehe. Caso você queira assar os brioches, é só fazer bolinhas, colocar "agarradinho" uma na outra na forma e deixar crescer. Na hora de assar pincele uma gema por cima para ficar douradinho. Dai é só assar à 160º C por 35~40 minutos. Para recheios nesse caso eu dei várias dicas bem aqui. Façam em casa e me digam se não é puro amor essa delícia. <3

Tá esperando o que para juntar os ingredientes e colocar a mão na massa?

Sweet Every Week é um projeto culinário que criei com a intenção de praticar novas técnicas e descobrir receitas e sabores. A cada semana de 2014 uma receita doce e deliciosa será compartilhada aqui no blog. Para saber mais do projeto e ver todas as receitas publicadas até agora, clique aqui.

Posts relacionados

2 Comentários

  1. Que menina prendada, quando eu crescer quero ser assim ahahhahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deu pra perceber que adoro inventar moda né? hahahaha
      Vou te convidar pra um café aqui em casa qualquer hora dessas. ;D

      Excluir