Sweet Every Week #29 - Chocolate Quente

By 15:57


Hey, hey, hey! Em todos os cantos dessa internet que eu olho as pessoas só estão falando do frio delicioso que está fazendo esses dias. Bem, já falei que aqui no Ceará não faz frio, mas como eu sempre adorei essa época do ano eu resolvi entrar no clima e fazer uma das minhas receitas favoritas para dias que pedem algo quentinho: um chocolate quente super cremoso e delicioso que, modéstia a parte, é também divino. Vem aprender.

Ingredientes
1 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa rasa) de cacau em pó
1 colher (sopa cheia) de amido de milho
3 colheres (sopa) de leite condensado
2 paus de canela
5 cravos da índia
1 caixa de creme de leite

Modo de Preparo:
• Uns dez minutos antes de começar a fazer a receita, coloque metade da caixinha de creme de leite no freezer para gelar bem. Reserve a outra metade em temperatura ambiente.
• Coloque duas colheres de sopa do leite numa vasilhinha e mistura com o amido até que ele se dissolve completamente. Transfira a mistura de amido para o restante do leite e coloque para ferver numa panelinha em fogo médio-alto com a canela e os cravos. Assim que ferver conte dois minutinhos e retire os cravinhos e a canela e volte para o fogo.
• Junte o cacau em pó e vá misturando levemente até que engrosse ao ponto desejado. Caso necessário, adicione um pouco mais de amido - sempre pré-dissolvido em um pouco de leite.
• Quando estiver na consistência desejada, ainda no fogo, adicione o leite condensado e misture bem até que o leite condensado se dissolva na mistura. Desligue o fogo e adicione o creme de leite reservado em temperatura ambiente, misturando bem.
• Transfira o chocolate quente para uma xícara e, antes de servir, bata bem o creme de leite do freezer. Pode ser na batedeira, com um fuet ou mesmo um garfo até que faça bastante espuma e fique cremoso. Coloque por cima do chocolate e sirva em seguida.


Essa receita é tão simples, mas tão gostosa. Tem gente que prefere fazer chocolate quente com água, mas eu prefiro sempre usar o leite que dá um gostinho a mais, sabe? E gente, esse chocolate quente é muuuuuito cremoso, sério. Pelo menos eu gosto de deixar ele bem "encorpadinho" quando está fervendo, fica muito muito muito bom mesmo! E ah, pode parecer estranho o creme de leite geladinho por cima, mas vai por mim: é uma delícia sentir aquele creminho geladinho por cima com o chocolate bem cremoso por baixo ao mesmo tempo, hmmm! Só não recomendo fazer grandes quantidades de vez, por que por experiencia própria não fica tão cremoso quanto deveria. Faça no máximo o dobro da receita por vez. (A xícara usada na receita tem 200ml)


E ah, eu uso sempre cacau em pó para fazer chocolate quente, que é 100% sem açúcar, mas caso você não tenha pode substituir por chocolate em pó (50% cacau e 50% açúcar) ou mesmo achocolatado em pó (20% cacau e 80% açúcar), mas nesse caso eu recomendo diminuir ou nem mesmo usar o leite condensado que se não fica muuuuito doce e enjoativo. Mas vai de cada um né. E me desculpem pela receita super simples esse final de semana. Eu tenho um cronograma de receitas para o projeto Sweet Every Week, mas essa semana era algo mais trabalhoso que não consegui me programar pra fazer por que estou na reta final de uma maratona literária e me enrolei todinha. #NayhSincera. Prometo compensar vocês semana que vem, ok? <3

Tá esperando o que para juntar os ingredientes e colocar a mão na massa?

Sweet Every Week é um projeto culinário que criei com a intenção de praticar novas técnicas e descobrir receitas e sabores. A cada semana de 2014 uma receita doce e deliciosa será compartilhada aqui no blog. Para saber mais do projeto e ver todas as receitas publicadas até agora, clique aqui.

Posts relacionados

4 Comentários

  1. Tenho alergia a cacau =/
    Sério!! eu sofro por isso, ai geralmente substituo por alfarroba =)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, eu nem imagino como deve ser ter alergia a uma das melhores coisas dessa vida. ;w;
      Nunca experimentei alfarroba, mas ouço muito falar. Acho que vou procurar depois pra ver como é e ver se dá pra adaptar de boas. :P

      Excluir
  2. parece ser bem gostoso! Acho que vou tentar sem o amido de milho, porque estou odiando "maizena" ahahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, mas dai sem a "maizena" o chocolate não fica tão grossinho.
      Pra mim a graça dele é ai, mas você quem sabe. :P

      Depois me conta se ficou gostoso desse jeito. :D

      Excluir