Sweet Every Week #27 - Torta de Maçã

By 16:45


Hey, hey, hey! Já fazia muito tempo que eu queria experimentar a famosa torta de maçã americana, mas eu nunca tive um bom motivo para deixar a preguiça de lado e tentar... Até ontem. Para quem não sabe, ontem foi dia 4 de Julho, ou July 4th em inglês. Não parece familiar? Pois dia 4 de Julho é o dia da Independência Americana. E nada mais americano do que uma torta de maçã para comemorar! (Sim, eu sou brasileira. Sim, eu comemoro feriados americanos. Me julguem). 

Ingredientes do recheio
1kg de maçã
1 xícara de chá de açúcar
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de chá de canela em pó
Suco e raspas de um limão

Modo de preparo:
• Descasque as maçãs e corte-as em cubinhos pequenos ou em tiras bem finas, descartando o miolo.
• Numa tigela grande misture a canela, o açúcar, a farinha de trigo, as raspas de limão e as maçãs.
• Deixe descansar enquanto prepara a massa.


Ingredientes da massa:
400g de farinha de trigo
200g de manteiga sem sal
5 colheres de sopa de água gelada
3 colheres de sopa de açúcar
1 pitada de sal
2 ovos

Modo de preparo da massa:
• Misture a farinha, o açúcar e o sal. Adicione a manteiga e a água fria, misturando com as mãos até que esteja tudo homogêneo.
• Quebre os dois ovos num copo e misture levemente com um garfo. Junte-os à farofa e misture rapidamente, sem sovar, até obter uma massa homogênea, pegajosa, mas que não grude nas mãos. Se necessário, adicione um pouco mais de farinha. Embrulhe a massa em papel filme e guarde na geladeira por meia hora.

Montagem:
• Estique a massa com um rolo ou colocando pedaços grandes direto na forma e apertando com as mãos. Forre o fundo da forma e fure-o com um garfo para que a massa não forme bolhas de ar.
• Coloque o recheio sobre a massa e cubra com outra porção de massa, apertando as junções da massa para fixar bem. Se desejar, faça decorações com o restante da massa usando cortadores. Não esqueça de fazer alguns furos em cima para que o vapor saia.
• Bata uma gema com uma colher de água numa vasilhinha e pincele a mistura em cima da torta, para que ela fique douradinha ao assar. Leve para assar em forno médio (180ºC), pré aquecido, por aproximadamente 40 minutos ou até dourar inteira.
• O ideal é esperar pelo menos três horas para desenformar e servir, mas caso queira fica uma delícia ainda quente com sorvete.


Essa receita é boa que rende bastante. A massa e recheio renderam uma torta numa forma pequena e mais dez forminhas de empada. Você pode cobrir todo o recheio ou fazer decorações diversas, como trançado, espalhar corações e etc. Falando no recheio, eu fiz usando três maçãs de cada tipo: gala, fuji e verde. Você pode usar só uma, mas desse jeito ficou com um gostinho ainda mais especial.  Eu achava que dava muuuuito trabalho fazer essa torta, mas que nada. O único problema mesmo é esperar o tempo necessário para ela assar e esfriar, por que gente, o cheiro dessa maravilha assando... Hmm! E não é só o cheiro, que fica na casa toda, que é bom: a torta é deliciosa! Com uma casca crocante e que se esfarela na boca e um recheio bem suculento e delicioso, não é para menos que essa torta tenha se tornado "simbolo" dos Estados Unidos. Só comendo uma fatia (ou duas, ou vinte...) para entender a magia dessa sobremesa.


Agora eu só tenho algumas considerações sobre a receita. A primeira coisa é que, de maneira nenhuma, esqueça de fazer o furo em cima da torta! Em uma das forminhas eu fiz um furinho só e não separou direito. Resultado: a tortinha explodiu e fez uma sujeira danada dentro do forno. E ah, se a massa ficar quente demais ela vai começar a se rasgar e não vai dar certo montar a torta. Nesse caso, é só colocar a massa uns dez minutos dentro do congelador e pronto! O ideal é trabalhar rápido com ela para que o calor da sua mão e do ambiente não esquente muito ela. Pode ser meio chatinho, mas ó, no final quando você experimentar tenho certeza que terá valido a pena.

Tá esperando o que para juntar os ingredientes e colocar a mão na massa?

Sweet Every Week é um projeto culinário que criei com a intenção de praticar novas técnicas e descobrir receitas e sabores. A cada semana de 2014 uma receita doce e deliciosa será compartilhada aqui no blog. Para saber mais do projeto e ver todas as receitas publicadas até agora, clique aqui.

Posts relacionados

0 Comentários