Sweet Every Week #36 - Cascas de Limão Cristalizadas

By 14:07


Hey, hey, hey! Quando eu fiz meu curso de Panificação & Confeitaria eu aprendi uma receitinha muito... Surpreendente, por assim dizer. Era as maravilhosas cascas de laranja cristalizadas. Deu um trabalho enorme para fazer, foram vários dias esperando ficarem prontas. Mas no final a espera nos compensou com um doce maravilhoso. Resolvi então testar a mesma receita em casa, só que dessa vez com cascas de limão. O mais legal é que assim nada se desperdiça, pois o sumo do limão você usa para fazer suco e da casca você tem um docinho delicioso.

Ingredientes
1 medida de casca de limão
1 medida de água
½ medida de açúcar

Modo de Preparo:
• Corte os limões ao meio e depois corte as metades ao meio, ficando assim com quatro partes. Retire as cascas cuidadosamente com uma faca afiada. A parte branca pode ser usada ou não nessa receita (eu fiz com). Corte as cascas em tiras finas.
• Coloque as cascas numa vasilha e cubra-as totalmente com água. Deixe descansar na geladeira por pelo menos três dias para tirar o amargor, trocando essa água umas duas ou três vezes ao dia.
• Depois desse tempo, coloque água para ferver (não precisa medir) e assim que levantar fervura coloque no fogo mínimo e acrescente as tiras das cascas. Deixe cozinhar por vinte minutos. Escorra.
• Coloque, para cada medida (use qualquer coisa para medir) de cascas, uma medida de água e uma e meia de açúcar. Misture bem o açúcar na água até se dissolver e leve para ferver, em fogo baixo. 
• Assim que começar a ferver, acrescente as cascas e deixe por uma hora ou mais. A calda deverá ficar bem grossa e envolver as casquinhas.
• Escorra o excesso de calda* das tirinhas e coloque-as, separadas, para secar em cima de papel manteiga em local arejado. Deixe secar por 24h.
• Após esse tempo, envolva totalmente as cascas em açúcar (usei de confeiteiro, mas pode ser cristal ou refinado comum) e deixe secar, de preferencia ao sol, por mais 3h.

* Obs: guarde essa calda por até 3 dias (fora da geladeira) e use-a para adoçar sucos.


A receita é chata? É, demais. Compensa? Sim, muito! Estou desde semana passada fazendo essa receitinha, por que diferente da laranja o limão tem que ficar beeeeem mais tempo "de molho" para perder toda aquela acidez e sabor amargo. Eu sabia que estava "no ponto" quando peguei uma casquinha e chupei, dai não estava com um sabor tão azedo. Se você tirar a parte branca do limão talvez não precise ficar tanto tempo de molho, já que é ela que retem o sabor amargo. Além disso, usando sem a parte branca seu docinho vai ficar mais crocante do que macio no final do processo. Vai do gosto de cada um, mas de todo jeito fica gostoso.


Para mim o mais legal de tudo é que NADA nessa receita é desperdiçado. Nem o sumo, nem as cascas e nem a própria calda que ferveu com as cascas. E nem é uma receita cara ou difícil também, só é demorada mesmo. Se você tiver paciência será recompensado com casquinhas deliciosas e super fofinhas. Elas podem ser consumidas puras, mergulhadas em chocolate derretido ou até utilizadas em decorações de bolos e doces diversos. Eu recomendo muito que façam em casa e me digam o que acharam.

Tá esperando o que para juntar os ingredientes e colocar a mão na massa?

Sweet Every Week é um projeto culinário que criei com a intenção de praticar novas técnicas e descobrir receitas e sabores. A cada semana de 2014 uma receita doce e deliciosa será compartilhada aqui no blog. Para saber mais do projeto e ver todas as receitas publicadas até agora, clique aqui.

Posts relacionados

2 Comentários

  1. Nayh, honestamente, nunca sequer tinha ouvido falar desse docinho! Mas preciso dizer que ele é lindo, super fotogênico e parece uma delícia! Fiquei doida de vontade de entrar na tela agora e comer tudo! *-----------* Sou doida por limão, aí já viu!
    Vou anotar pra fazer aqui assim que possível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, eu também jamais imaginaria que as cascas de frutas cítricas pudessem ser aproveitadas para fazer docinhos tão fofos e deliciosos. :D
      Tente sim e depois me conta o que achou. <3

      Excluir