Sweet Every Week #43 - Mousse de Queijo & Goiabada

By 18:05


Hey, hey, hey! A receita dessa semana é especial e totalmente em homenagem a querida Lee, do blog La Vie de Lee. Dia 27 é aniversário dela e quis fazer algo em sua homenagem (além do bolo de Morango), então perguntei do que ela gostava e ela me disse "queijo e goiabada". Pensei bastante em que poderia fazer com o clássico "Romeu & Julieta", desde bombons até bolos, mas no final eu optei por uma mousse, por que é bem fácil, suja poucos utensílios e fica pronto rápido. No começo eu estava meio receosa se daria certo ou não, mas a receita foi um sucesso e, para quem gosta dessa combinação é uma obrigação experimentar essa delícia!

Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1/2 queijo branco
1 pacote (12g) de gelatina em pó sem sabor
Goiabada a gosto

Modo de preparo:
• Rale metade de um queijo branco, desses redondos. O tipo é a gosto, eu usei queijo minas. A quantidade varia também ao seu gosto, mas foram mais ou menos 300 gramas de queijo.
• No liquidificador acrescente primeiro o creme de leite, o leite condensado e em seguida o queijo. Adicione o queijo aos poucos e bata usando a tecla "pulsar". Vá experimentando e acrescente mais ou menos queijo ao seu gosto pessoal.
• Prepare a gelatina de acordo com a instrução do fabricante e acrescente na mistura do liquidificador, batendo por mais alguns segundos para incorporar bem.
• Caso deseje desenformar as mousses, coloque em recipientes untados com óleo. Caso contrário, simplesmente coloque em taças bonitas. Leve a geladeira por pelo menos 2h para firmar.
• Na hora de servir coloque uma boa quantidade de goiabada numa vasilha com uma colherzinha de água e leve ao microondas. Coloque na potência máxima de 15 em 15 segundos, mexendo sempre ao final de cada tempo até que a goiabada esteja bem derretida. Sirva por cima das mousses.


Confesso que quando provei a primeira colherada da mousse pura, ainda uma mistura mole no liquidificador, eu não sabia exatamente se gostei ou não do sabor. Mas continuei com a receita, pois prometi a mim mesma que durante o Sweet Every Week eu deixaria os "preconceitos gastronômicos" de lado e, quando comi a mousse com a calda de goiabada, me surpreendi: foi amor a cada colherada. A mousse pura fica meio doce, mas com bastante sabor do queijo, então é meio estranho de comer. Mas a goiabada é bem doce e equilibra perfeitamente os sabores. É quase divino. Eu acrescente gelatina na minha mousse por que queria desenformar para a foto, mas acho que se você fizer sem também deve ficar muito bom - só não vai dar certo desenformar. Eu, pessoalmente, não sou grande fã de mousses com gelatina não...


A mousse fica com uma textura bem firme, mas não é tão homogênea e "lisinha" por causa do queijo. Eu bati bem, muito bem mesmo, para que o queijo ficasse bem trituradinho, mas caso você queira sentir o queijo ao comer, dá para reservar um pouco dele ralado e acrescentar no liquidificador bem no final, batendo só para misturar. Eu gostei de comer do jeito que fiz, mesmo levando gelatina. Talvez experimente uma próxima vez sem a gelatina para ver como fica. 


Enfim, espero que a Lee goste dessa receita, pois a planejei e fiz com muito carinho para que ela pudesse fazer depois sem dificuldades, já que ela vive dizendo que não tem muito sucesso na cozinha (haha, desculpa Lee). Faça em casa também essa delícia quase clássica e depois me conta o que achou. ♥

Sweet Every Week é um projeto culinário que criei com a intenção de praticar novas técnicas e descobrir receitas e sabores. A cada semana de 2014 uma receita doce e deliciosa será compartilhada aqui no blog. Para saber mais do projeto e ver todas as receitas publicadas até agora, clique aqui.

Posts relacionados

4 Comentários

  1. QUE DELICIA isso, eu AMO.. me deu até vontade de fazer *_*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois faça sim, tenho certeza que você vai amar também. *-*

      Excluir
  2. Naaaaaayh, relaxa que eu sei que ~ainda~ sou um desastre, kkkk! Mas vou melhorar! *pose success kid*

    Ganhei 3 presentes incríveis de vc: as duas receitinhas e a carta <3 e fico mto de ter uma amiga como vc, mesmo que virtual ~abraço~

    Sou doida por comidas agridoces ou que misturam sabores diferentes, e o melhor exemplo é queijo com goiabada! <3 Sempre peço esse sabor de sorvete, todo mundo já sabe, hahaha!
    Ia fazer a receita nesse fim de semana, mas minha mãe ficou tão empolgada com a receita do bolo de morango que quis fazer sozinha de presente pra mim, ownt (depois te mostro uma foto), aí, pra não ficar mto doce em casa, acabei adiando! <3 Mas esse fds com certeza sai essa receitinha aqui em casa e volto correndo pra te contar como ficou!

    Nayh, mais uma vez obrigada por todo o carinho! Espero um dia poder retribuir tão bem qto vc! :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, eu acredito em você! You can do it! ~ :D

      E awn, eu também fico muito feliz de ter feito uma amiga como você através do blog. *le abraço virtual*
      Também fico feliz que tenha gostado dos presentes. Não deu para mandar nada de verdade, por que tava sem dinheiro... Fica pra próxima né, haha. :P

      E own, que fofinha sua mãe. Depois eu quero sim ver as fotos do bolo, viu? Espero que tenha ficado bem gostosão! :D
      E essa mousse fica ainda melhor depois de um ou dois dias na geladeira. Descobri que a gelatina endurece bem e fica mais firminho (mas não muito). Já a goiabada recomendo derreter na hora de servir, fica divinamente divino. Depois me conta o que achou, tá? <3

      E não precisa se preocupar em retribuir, só de você gostar eu já fico muito feliz e satisfeita! \o/\o/

      Excluir