Sweet Every Week #45 - Chocolate Rolls (Rolinhos de chocolate)

By 17:12


Hey, hey, hey! Já mencionei aqui e ali o meu ódio aversão desgosto por canela. Mas há algum tempo atrás surgiu uma explosão de receitas de cinnamon roll, ou aqueles rolinhos de canela, que o recheio é açúcar e... Canela! (Não, sério?). Eu nunca tinha experimentado, mas resolvi me arriscar e fazer algumas substituições nesse ingrediente indesejado. Chocolate é sempre bom, né? Então que venha os cina... Chocolate Rolls!

Ingredientes da massa
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1/4 de xícara de açúcar
1/3 de xícara de manteiga derretida
3/4 de xícara de leite
1 pacotinho de fermento biológio para pão
1 ovo

Modo de preparo da massa:
• Em uma tigela misture a farinha, açúcar e fermento, misturando bem.
• No microondas derreta a manteiga com o leite até ficar morininho.
• Faça um buraco no meio da misture de farinha e acrescente o ovo e o leite com a manteiga, misturando com uma colher e depois com as mãos.
• Transfira a massa para uma superfície lisa e limpa, enfarinhada. Comece a sovar a massa, acrescentando mais farinha até que ela desgrude das mãos e da mesa.
• Reserve numa tigela grande, untada com um pouco de óleo e cubra com um pano. Deixe descansar por 2h.


Ingredientes do recheio
1/2 xícara de açúcar mascavo
2 colheres de sopa (cheias) de achocolatado em pó
2 colheres de sopa (rasas) de coco ralado
3 colheres de sopa de manteiga amolecida/derretida

Modo de preparo do recheio:
• Misture bem todos os ingredientes.
• Quando a massa dobrar de volume, transfira para uma superfície grande e lisa, um pouco enfarinhada. Abra a massa num retângulo de espessura bem fina com a ajuda de um rolo.
• Espalhe a manteiga na superfície da massa, deixando um espaço sem cobrir na borda do fim para poder fechar.
• Espalhe o recheio por cima da manteiga, acertando com as mãos se necessário para que fique bem polvilhado pela massa.
• Comece a enrolar, como um rocambole. No fim, pincele um pouco de água na borda que ficou sem manteiga e pressione seu rocambole levemente para selar bem.
• Corte ao meio, depois ao meio, no meio de novo e vá cortando até ficar com rodelas do tamanho desejado. Coloque numa forma bem untada, achate um pouco para que asse e cresça uniformente e deixe descansar por mais 30 minutos para crescer novamente.
• Asse em forno pré-aquecido à 180ºC por 20 minutos ou até que esteja douradinho e sua casa cheirando maravilhosamente bem.
• Sirva ainda quente, com uma cobertura de glacê*.

* Para o glacê, misture meia xícara de açúcar de confeiteiro (impalpável) com uma ou duas colheres de leite e poucas gotas de essência de baunilha (opcional). Acrescente o leite bem aos poucos, mexendo bem até virar um líquido bem consistênte. Irá ficar duro ao secar.


Aprendi algumas coisas ao longo dessa receitas. Uma delas é que: se seu rolinho estiver muito grosso, enrole-o/amasse-o na mesa para que fique mais longo e menos grosso. Minhas rodelas ficaram muito grossinhas e, consequentemente, muito grandes. Não que meu estomâgo gordo esteja reclamando, é só uma nota para a próxima vez que fizer mesmo. Outra coisa importante é: essa massa crua não é nem um pouco gostosa, ew! Tenho mania de experimentar minhas massas cruas, seja tirando um pouco ou pegando aqueles pedacinhos que sobram. Essa tem um gosto muito forte e, sei lá, não indico a experiência. Mas, em compensação, o pãozinho/rolinho assado é MUITO gostoso. Deixei o meu dourar bem por que estava lendo no eReader e ele criou uma casquinha fina crocante por fora e ficou super fofinho por dentro, uma delícia! Comê-lo quentinho foi oh... Uma das melhores coisas essa semana, hmmm...


Fiz os meus rolinhos de duas formas: criando um círculo/flor numa forma redonda, colocando os pães bem grudadinhos uns nos outros e colocando alguns em forminhas individuais de cupcake. Fiz assim por que queria alguns menores, achei que a forminha de cupcake (de alumínio, não de papel) iria conter o crescimento deles, mas tsc... Sabe de nada, inocente. Os rolinhos cresceram para cima, ficando numa formato engraçado de cupcake. Até que gostei deles, haha. Rendeu aproximadamente 15 rolinhos, mas isso por que os meus, como disse, ficaram grandes demais. Acho que no tamanho ideal deveria dar uns 20 ou mais. Só sei que rende bastante e, caso você ache muito, tenho uma boa notícia para você: é só congelar os rolinhos! Sim, você pode embalar alguns em plástico filme e levar ao congelador depois de recheá-los, antes de deixar crescendo pela segunda vez. Para assar depois de congelado é preciso deixar descongelar em temperatura ambiente e dar um tempo para crescer mais um pouco. Recomendo mesmo é tirar do congelador de noite e deixar na geladeira. Quando for assar, deixa em temperatura ambiente por quinze minutos enquanto pré-aquece o forno. Depois é só assar e ser feliz com rolinhos de chocolate quentinhos a hora que quiser. ♥

Sweet Every Week é um projeto culinário que criei com a intenção de praticar novas técnicas e descobrir receitas e sabores. A cada semana de 2014 uma receita doce e deliciosa será compartilhada aqui no blog. Para saber mais do projeto e ver todas as receitas publicadas até agora, clique aqui.

Posts relacionados

8 Comentários

  1. Que delícia! Lembra muito aquele doce... Conhecido como fatia húngara ou roda de fogo. Pão e doce é uma das melhores combinações! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é uma variação desse mesmo. O cinnamon roll original é chamado de Kanelbulle (descobri isso hoje jogando no Google, haha), mas tem origem sueca. :P
      Só sei que, independente do nome, tava uma delícia! Eu assei todos, mas me arrependi de não ter congelado... Eles quentinhos são a melhor coisa do mundo, sério. ♥

      Excluir
  2. Nossa eu sempre a procura dessa receita mas nunca achei! Adorei Nayh.

    Ah obrigada, graças a você deu tudo certo. Obrigada, vc
    é muito fofa .__.

    http://passaro-de-inverno.blogspot.com.br/ ♥♥♥♥♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Depois quando fizer me diz como ficou. :D

      E de nada, ainda bem que era só isso mesmo e você conseguiu ajeitar. <3

      Excluir
  3. Nham Nham esse fds usarei sua receita *_*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaa!
      Depois volta aqui e me conta como ficaram. <3

      Excluir