Sweet Every Week #52 - Charlotte de Coco

By 21:54


Hey, hey, hey! Para o final do meu projeto Sweet Every Week, eu quis fazer uma receita um pouco mais elaborada, mas que não fosse ao todo "impossível". Já tinha alguns dias que eu vinha remoendo a ideia de uma receita bem tropical com coco e abacaxi, mesmo sem saber ao certo se esses sabores iriam combinar entre si. O resulto dessa "experiência" você confere agora, nessa charlotte de coco & abacaxi.

Ingredientes da massa
4 ovos
120g de açúcar cristal
120g de farinha de trigo (s/ fermento)
20g de amido de milho

• Bata os ovos com o açúcar até ficar bem clarinho e fofo. Aproximadamente uns seis minutos em velocidade máxima.
• Leve a mistura de ovos para o banho-maria e continue batendo, até que fique numa temperatura um pouco mais que morno.
• Retire do fogo e peneire a farinha e amido por cima. Misture bem delicadamente para não perder o ar incorporado anteriormente.
• Espalhe a massa numa forma untada e com papel manteiga (também untado).
• Leve para assar em forno pré-aquecido à 200ºC por 15 minutos. O ponto é quando as bordas ficarem levemente douradas e, ao colocar sua mão em cima da massa, ela não grude nos dedos.

Ingredientes do creme
1 lata de leite condensado
1 lata de leite (meça na lata do leite condensado)
1 caixa de creme de leite
1 vidro (200ml) de leite de coco
1 pacote (100g) de coco ralado
1 pacote (12g) de gelatina em pó sem sabor

• Prepare a gelatina de acordo com as instruções do fabricante e reserve.
• Coloque todos os outros ingredientes no liquidificador e bata por uns 5 minutos.
• Acrescente a gelatina e bata por mais um minuto.

Montagem:
• Corte dois círculos da massa com 2cm a menos do diametro da forma que você vai usar. Use preferencialmente uma forma de fundo removível. Coloque um dos discos de massa no fundo da forma e distribua os biscoitos de champanhe ao redor.
• Molhe a massa com leite, refrigerate ou outro líquido ao seu gosto.
• Despeje metade da mistura do creme gentilmente por cima e despeje alguns pedaços de abacaxi.
• Coloque o outro disco de massa por cima do creme, molhe novamente e repita o procedimento.
• Leve para a geladeira por no mínimo 6h.
• Desenforme e, com a ajuda de uma faca de ponta, vá retirando com cuidado o excesso de creme que escorreu entre os biscoitos.
• Transfira a charlotte para um prato de servir, decore a gosto e sirva gelado.


Eu fiquei tentada a fazer essa charlotte desde que vi esse vídeo da Dani. A massa base da minha charlotte foi a mesma que ela ensinou, mas o creme eu resolvi fazer um pouco diferente. Na verdade eu até tentei fazer o creme que ela ensinou, só que substituindo as frutas vermelhas por abacaxi. Não ficou muito gostoso não, haha... Então resolvi fazer essa mousse de coco, que fica quase com a textura de um pudim. Recomendo você colocar por uma hora no freezer/congelador antes de servir, para ficar mais fácil de cortar. A mousse com esse sabor maravilhoso do coco e um leve toque de abacaxi tem um sabor tropical divino e ela geladinha cai muito bem nesse verão. Fica linda também num centro de mesa e super combina com as festas de fim de ano. Só recomendo você comprar mais biscoitos de champanhe do que você acha que vai usar. Não seja como eu e compre só um pacotinho, por que no final faltou biscoitos para rodear toda a forma e tive que ~improvisar~ com biscoitos waffles no meio, haha. Mas até que ficou fofinha assim também, fica a dica ai.


Mas gente, eu mal consigo acreditar que chegamos na última semana do Sweet Every Week. Tiveram dias que achei que não ia conseguir e quase desisti, mas no final tudo deu certo e adiquiri muita experiência e descobri muitos sabores com esse projeto. Sou muito grata a todos que acompanharam minhas "aventuras na confeitaria", comentaram, testaram e surgeriram receitas. Do fundo do meu coração: obrigada! ♥ 
E não se preocupem que em 2015 tem mais gordices por aqui. <3

Sweet Every Week é um projeto culinário que criei com a intenção de praticar novas técnicas e descobrir receitas e sabores. A cada semana de 2014 uma receita doce e deliciosa será compartilhada aqui no blog. Para saber mais do projeto e ver todas as receitas publicadas até agora, clique aqui.

Posts relacionados

4 Comentários

  1. Nayh!! Esse ano senti falta de doces na minha casa, alias nesse fim de ano hahahaha
    Mãe fó fez o pudim dos Deuses e só eu comi metade dele #vaigordinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha! Quando minha mãe fazia pudim eu também comia metade sozinha. :P
      Nessa minha Ceia, como passei na casa dos avós do meu namorado, não tiveram muitos doces... Mas estou me planejando para eu mesma fazer minha Ceia ano que vem e quero, pelo menos, umas três sobremesas. >:D

      Excluir
  2. Que docinho mais mimoso gente *--*~
    Adoro coco, meu namorado odeia, meu pai e irmão também. E o resto do mundo hahaha'
    mas eu amo. Adorei a ideia, gostaria muito de fazer, será que consigo?
    Por algum motivo, doces de coco sempre funcionam comigo!
    Bom, quero te desejar feliz ano novo ♥

    http://passaro-de-inverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro coco, é tão bom. <3
      E claro que você consegue! Tente sim fazer.
      A receita é bem fácil na verdade, só tem que ter paciência para gelar direitinho, haha.

      E obrigada. Que você tenha um ótimo ano novo também. ♥

      Excluir