Sweet Every Week #50 - Geleia de Melancia

By 23:37

("repostando" hoje, por que parece que deu algum bug no blog no sábado e esse post foi ao ar para mim, mas na verdade ele se auto excluiu. É, também não entendi.)


Hey, hey, hey! Sempre que eu penso no verão eu lembro de melancia, pois tinha o costume de me refrescar com melancias bem geladinhas quando era pequena. Já que estamos quase no verão, quis utilizar novamente essa fruta para alguma receita e resolvi então fazer uma geleia de melancia que, além de deliciosa e refrescante, ainda serve para presentear no Natal.

Ingredientes
Uma melancia
1 xícara de açúcar cristal ou refinado
1 maçã média
1 limão
1/2 fava de baunilha (opcional)

Modo de Preparo:
• Corte um pouco da melancia em pedaços médios e bata no liquidificador (sem adicionar água nenhuma e com as sementes mesmo). 
• Coe um litro do suco da melancia numa panela. Esprema por cima o limão.
• Corte a maçã em fatias finas (com casca mesmo) e adicione ao suco.
• Caso deseje, adicione também a meia fava de baunilha.
• Adicione por fim o açúcar e misture levemente.
• Leve ao fogo mais baixo possível e deixe ferver por aproximadamente 1:30h ou até ela reduzir o volume e atingir o seu ponto desejado*.
• Retire os pedaços de maçã, mas guarde-os também pois ficam um doce delicioso.
• Transfira a geleia para potes esterelizados e guarde na geladeira.
* Coloque um prato no freezer por uns dois minutos e pingue um pouco da geleia nele. Vire o prato e, se a geleia escorrer lentamente e mantendo sua forma, está no ponto ideal.


Achei essa receita fantástica no canal do Banquete (super recomendo o canal deles) e tive que ir correndo testar. Ando meio viciada em geleias e com um projeto pessoal para 2015 envolvendo-as, preciso testar diversos sabores e combinações. Essa de melancia é bem surpreendente, pois eu não imaginava que seria possível fazer uma geleia com melancia. Pelo menos eu nunca tinha visto ou ouvido falar. Mas dá super certo e fica delicioso. Eu pessoalmente gosto de alguns pedaços da fruta no meio da minha geleia, por isso depois de uns 40 minutos de cozimento eu acrescentei alguns pedaços de melancia (sem as sementes dessa vez) e deixei cozinhar junto. E ah, também não tinha fava de baunilha, que é quase um mito para mim (ouço falar, mas nunca vi, haha), por isso quando fui adicionar os pedaços de melancia, aproveitei para colocar também uma colher de café de essência de baunilha e misturei um pouco. Depois disso, não misturei mais. O bom das geleias é que não é preciso ficar mexendo sempre.


Essa geleia bem geladinha é super refrescante e exótica. As maçãs que foram cozidas juntas também ficaram sensacionais, quase como dois doces em um, haha. E ah, a maçã e o limão da receita não podem ser substituidos ou retirados. A maçã dá a pectina, para que a geleia atinja a consistência ideal e o limão potencializa essa ação, além de servir como um conservante a mais (além do açúcar). O único contra dessa receita é que rendeu muito pouco. Apenas um litro do suco rendeu pouco mais de 500ml de geleia. Como eu estou viciada em geleias, isso acabou num instante. Até por que separei um pouquinho dela para presentear. Falando nisso, geleias são ótimos presentes. Eu adoro presentes fofos em potes e, se eles forem comestíveis, é melhor ainda. Aproveite você também para fazer essa receita de presente no Natal. ♥

Sweet Every Week é um projeto culinário que criei com a intenção de praticar novas técnicas e descobrir receitas e sabores. A cada semana de 2014 uma receita doce e deliciosa será compartilhada aqui no blog. Para saber mais do projeto e ver todas as receitas publicadas até agora, clique aqui.

Posts relacionados

0 Comentários