Booktube-a-thon 2014

By 15:24


Vocês não fazem ideia com o quanto de alívio e cansaço eu estou escrevendo esse post, por que hoje eu finalmente cheguei ao final da Booktube-a-thon 2014! Para quem não ficou sabendo, a booktube-a-thon foi uma maratona literária proposta no YouTube que continua diversos desafios - tanto de leitura quanto em vídeo - para serem concluídos entre o período de 14/07/2014 à 21/07/2014. Apesar de cansativo, foi até divertido e consegui me colocar um pouco mais em dia com minhas metas de leitura, mas elas ainda estão um pouco atrasadas... Bleh.

Não fiz os desafios em vídeo por que não tenho um canal no YouTube e nem estou com vontade de começar um por motivos de vergonha e preguiça, mas achei legal colocar os desafios em vídeo aqui para ficar um post completo sobre todos os desafios.

01. Mostre seus 3 livros favoritos que conheceu através de canais literários

02. Encontre itens em três capas
Exemplo: Xícara na capa = Encontre uma xícara.

03. Desenhe uma capa melhor do que a original de um livro. (na sua opinião, haha)

04. Escolha três livros aleatórios e escreva uma pequena história usando todas as palavras dos títulos dos livros.

05. Faça um arco-íris literário com seus livros favoritos!
Exemplo: Livros com a capa vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e roxo.

06. Encontre cinco coisas que tenham num livro que você leu durante o desafio.
Exemplo: O Senhor dos Anéis = Anel, Capa, Elfo, etc. 5 coisas.

07. Mostre onde você leu durante a semana!


Os sete desafios de leitura para esses sete dias massivos, os quais consegui cumprir todos, yay! Nesses desafios você podia incluir dois desafios em um livro, por exemplo capa vermelha + figuras, mas não poderia colocar 3 desafios num único livro.

01. Um livro que tenha figuras

02. Começar e terminar uma série

03. Um livro que tenha vermelho na capa

04. Um livro que alguém escolher para você ler

05. O gênero que você menos leu esse ano

06. Ler e assistir um livro que tenha adaptação cinematográfica (série, anime, filme, etc)

07. Leia sete livros!!


Bem, vou fazer um pequeno resumo de todos os livros que li durante essa semana e, talvez, faça uma resenha completa daqueles que mais gostei explicando mais a fundo os detalhes principais da história. Tirando o mangá de Alice, todos esses livros foram lidos em PDF, por isso a falta de fotos deles no post, desculpa ae. ~

Conheço Jogos Vorazes desde que "explodiu" o Tumblr com as filmagens do primeiro filme. Fiquei com vontade de ler desde então, mas nunca o fiz não sei bem o por que. Assisti os dois primeiros filmes prometendo a mim mesma que leria a trilogia antes de assistir o último filme. Bem, eu li então. Não era o que eu esperava. Não sei bem o que esperava, mas ouvi falar tanto desse livro e de suas violências que, quando realmente o li, não achei tão violento assim. Sei lá, esperava mais sangue, reviravoltas e carne exposta. Não sei mesmo o que eu esperava, mas acabei percebendo que estava gostando da leitura. Não gostei muito do final da série, achei que foi muito "fraco" depois de tudo aquilo e de certa forma achei a Katniss inútil no último volume, ela teria sido mais interessante morta - sem ofensas. Mas no geral eu gostei bastante da série e me vi muito apegada a Cinna e Finnick, mesmo eles tendo poucas aparições nos livros. ♥

  •  Trilogia Jogos Vorazes  (Suzanne Collins)

  DESAFIOS:
 Começar e terminar uma série
 Um livro que tenha vermelho na capa (Em Chamas)
 Ler e assistir um livro que tenha adaptação cinematográfica (Jogos Vorazes)

Esse livro foi escolhido pelo meu namorado entre vários "solos" (sem ser parte de alguma série) que eu já tinha feito download e estava só tentando arranjar uma desculpa/coragem para ler. Achei um pouco chato no começo, talvez por ter lido depois de tanta ação em Jogos Vorazes. Mas conforme a história progredia eu me vi cativada pela Garota Robô e seu... Amigo? Garoto Fantasma. A história não teve graaaandes reviravoltas, mas dois pontos principais na história me chocaram completamente. Gostei bastante dos personagens secundários e fiquei meio triste e meio feliz no final. Não é um livro que desperta emoções intensas, mas eu sinceramente apreciei a leitura no geral.

  •  Como Dizer Adeus em Robô  (Natalie Standiford)

  DESAFIOS:
 Um livro que alguém escolher para você ler

Escolhi esse livro para ler como parte do desafio de ler um gênero que menos li esse ano. Nunca tinha lido nenhum livro erótico na minha vida, na verdade. Como eu posso dizer de uma forma educada que eu odiei cada página desse livro e pensei seriamente em coloca-lo na lista dos (únicos 2) livros que já desisti sem terminar na vida? A história é pobre, mal desenvolvida - só gira em torno de sexo e mais sexo - e totalmente machista a cima de tudo. Que porra é essa de "dominante" e "submissa"? Quero deixar claro que acho que qualquer tipo de prazer entre quatro paredes é válido, só que ele tem que ser consentido pelas duas partes - o que claramente não é o caso dos personagens do livro. Sem contar que Grey é possessivo, controlador e um stalker de primeira, em diversos momentos a personagem parece ser estuprada e tem que SERVIR as vontades dele. Gente, onde já se viu a pessoa não poder nem se masturbar sem o consentimento da outra? Feministas mandam um beijo. Então sim, achei o livro extramente machista, detestável e escroto. E o que diabos seria uma "deusa interior"? Nossa, esse livro foi muito... Não tenho nem palavras. Desculpe-me se você gostou, mas eu simplesmente tinha vontade de fechar o PDF, deletar e tacar fogo virtual nele, eca. Um livro horrível que eu me arrependerei eternamente de ter lido.

  •  Cinquenta Tons de Cinza  (E. L. James)

  DESAFIOS:
 O gênero que menos leu esse ano (erótico)

Eu não tinha um livro ilustrado para se encaixar no desafio de ler um livro com figuras e também não me pareceu certo reler algum de meus mangás. Considerei seriamente ler Watchmen para o desafio, já que meu namorado vive enchendo meu saco para que eu o leia, mas a graphic novel é tão grossa e meio intimidante e eu já estava meio cansada de tanta leitura... Foi quando lembrei que há mais de um ano eu comprei um mangá de Alice no País das Maravilhas todo ilustrado e colorido e nem tinha lido! Todo mundo conhece a história de Alice (e se você não conhece, deveria sentir-se envergonhado e ir procurar agora mesmo!) e ler através desse mangá foi uma experiencia bem divertida. Cheio de cores e com várias cenas misturando a história original com o humor japonês, além de contar com uma Alice "nova" a cada capítulo... Realmente esse mangá foi super cativante e, por ser volume único e bem fininho, a leitura fluiu muito fácil e quando vi já estava acabando. Reli logo ao acabar só pelo prazer de desfrutar da arte maravilhosa.

  •  Mangá Alice in Wonderland  (Sakura Kinoshita)

  DESAFIOS:
 Um livro que tenha figuras

Awn, esse livro... Lindo e triste. Eu o escolhi livremente para preencher o desafio de ler sete livros nesses sete dias e não poderia ter escolhido algo melhor para esquecer o odioso livro erótico 50 Tons e ainda fechar com chave de ouro essa maratona. Achei tão bom que estou pensando seriamente em estender a maratona até quarta-feira para ler os últimos dois livros da trilogia. A história gira totalmente em torno do romance e é narrada em primeira pessoa alternadamente pelos dois personagens principais, o que pode ser muito meloso para uns, mas eu achei muito lindo. Ainda mais que a história não é cheia de mimimis. Não existem grandes acontecimentos e nem um clímax enorme, até por que a história gira toda em torno dos sentimentos dos personagens, mas a autora soube trabalhar muito bem em cima disso e não ficou totalmente monótono. Os capítulos são em sua maioria curtos, o que facilitou bastante a leitura. Era meu sétimo livro numa maratona e eu já estava bem cansada, mas ainda assim me forcei a termina-lo e ainda dei cinco estrelas para ele. Isso deve significar alguma coisa, não?

  •  Calafrio  (Maggie Stiefvater)

  DESAFIOS:
 Preencher a "vaga" dos sete livros!

Bem, não vou me estender muito mais por que o post já ficou enorme. Só digo que, apesar de massante, o desafio foi super divertido e produtivo! Quem diria que eu iria conseguir ler sete livros (tá, seis e um mangá) em sete dias né? Recomendo a experiência, mas fiquem preparados para uma ressaca literária depois disso, haha. E para quem quiser saber mais sobre a Booktube-a-thon 2014, é só acessar esse canal do YouTube que lá tem todas as informações de como eram os desafios, dos criadores participantes, sorteios e muito mais. Está em inglês, mas para quem consegue entender vale a pena checar.

E ai, quem ai toparia ler sete livros numa semana? Loucura, diversão, desespero, falta do que fazer na vida ou obsessão por livros? Haha.

xx

Posts relacionados

11 Comentários

  1. Oie, Nayh!
    Primeiro, ri MTO desse trecho: "...tinha vontade de fechar o PDF, deletar e tacar fogo virtual nele, eca"! HAHAHAHA! Já li uns dois livros eróticos por pura curiosidade, quando houve esse BUM por conta da trilogia 50 tons, mas a série em si nunca me chamou a atenção (odeio esse tipo de história onde a mulher é submissa, ODEIO. E olha que nem sou feminista).
    Qdo vc mencionou esse desafio fiquei curiosa, mas resolvi esperar vc postar algo sobre ele por aqui pra poder saber do que se tratava. ^^
    Bem, eu não conseguiria encarar um desafio desses, porque sou dessas que só consegue ler quando sente inspiração, sabe? E, qdo leio algo muito bom, demoro bastante pra me recuperar da "perda" dos personagens depois que termino o livro, hahaha.
    Gostei mto das suas leituras! Tava louca pra ler "Como dizer adeus em robô" (acho a capa mto linda), mas senti que vc não ficou mto entusiasmada com ele e isso até me desanimou, hahaha. E vc falou tão bem de "Calafrio" que já tô procurando algo sobre ele web afora!
    Enfim, parabéns mesmo pela conclusão do desafio, Nayh! Yay!!! \o/
    Só fiquei triste de vc não ter gravado vídeos, pois ia ter adorado assisti-los! Mas tamo junto no sentimento de vergonha! -.-
    Bjos!
    La Vie de Lee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 50 Tons = Decepção da minha vida, hahaha. Gente, sério. Como alguém consegue escrever tanta merda junta? Eu sou feminista SIM e achei esse livro... Não tenho nem uma palavra forte o bastante para descreve-lo, ew.
      Enfim, eu resolvi topar mais para ver se eu iria conseguir e para tentar colocar minha meta de ler 52 livros esse ano em dia, por que estava bem atrasadinha, haha. Valeu a pena. <3 (mas estou totalmente de ressaca literária por agora)
      Eu sempre li muito rápido e por isso não precisei me preocupar muito em me adaptar de um livro pro outro, faço isso naturalmente. Mas ainda bem que deixei calafrio por último, por que foi um livro que me deixou muito cativada, sabe? Mal posso esperar para ler os próximos. *-*
      E não Lee, Como Dizer Adeus em Robô é bom. D:
      É só que é aquele tipo de livro que não acontece coisas "estrambólicas", sabe? Eu gostei muito do livro, dei 4 de 5 estrelinhas pra ele e achei muito bem escrito e meiguinho, recomendo bastante, mas não acho que seriam todas as pessoas que conseguiriam apreciar a "singularidade" dele, sabe? Leia e veja por si mesma, eu pelo menos gostei. :)

      E quem sabe um dia eu não começo a gravar vídeos? Penso seriamente em fazer minhas receitinhas do Sweet Every Week em vídeo para que eu vá perdendo um pouco da vergonha e poder gravar vlogs aleatórios depois, mas é projeto pra beeeeem no futuro, haha.

      Enfim, obrigada! Se qualquer hora surgir um desafio desses de novo (e eu ficar sabendo a tempo, haha) eu te aviso e quem sabe a gente não tenta juntas? :D

      Excluir
    2. Aaaah tá, entendi. Tbm gosto de livros que tenham um "quê" a mais. Qdo não tem, me agrada, mas não ganha um coraçãozinho, sabe? :D Vou ler sim! Vc tem ele em e-book? Poderia me mandar ou seria mto invasivo pedir? :X
      Faz sim os vídeos!!! Ia ser bem legal ver vc ensinando as receitas. E até melhor pra quem quer se aventurar (tipo eu) ver o ponto certo da massa e como fazer todos os passos direitinhos, etc. Ia adorar, sério!
      Aim, me avisa sim! Amo desafios (embora às vzs não consiga cumprir mto bem). Prometo me esforçar! \o/
      Bjos!

      Excluir
    3. Exato, faltou esse "quê", mas não quer dizer que foi ruim né? E claro que posso. Na verdade, eu baixo meus e-books em PDF pelo site http://lelivros.club/
      Ia até fazer um post sobre esse site no futuro, mas já que você tá perguntando, hehe. <3
      E awn, eu prometo me esforçar. Talvez - se tudo der certo - eu comece a gravar as receitas em vídeos depois de Agosto. Mas veremos como fica. :D

      E po'dexá que se tiver outro assim eu te aviso e fico te cobrando pra você cumprir, haha. :P

      Excluir
  2. Noossa que máaximo! Amei! Mas 7 livros em uma semana?? Gente, não sei se eu daria conta hahaha! :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi loucura e acho que nunca mais faço uma coisa assim... Tá, faria sim, mas só daqui váááários meses por que entrei de ressaca literaria, haha. :P

      Excluir
  3. Eu perdi o desafio buaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa hahahahahah quem sabe numa próxima.. tbm morro de vergonha de publicar video ahuauhauah

    *_*
    E eu iria escolher o mesmo livro que vc na opção de figuras hahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, da próxima vez que eu souber de um desafio assim eu aviso com antecedência pra todo mundo participar. Eu só fiquei sabendo desse no domingo de noite, haha. :P

      E Alice em versão mangá é puro amor. Vou até fazer um post depois com detalhes. *-*

      Excluir
  4. Caramba!
    Sete livros em sete dias? Eu não consigo ler rápido assim!
    Eu amei "Jogos Vorazes", e também não achei o final tudo aquilo (a Katniss realmente perde um pouco sua força, apesar de estar no centro de tudo).

    E concordo com você quanto à "Cinquenta Tons de Cinza". Para mim, parece que a Anastasia só ficou com o Grey pq ele era rico e deu um computador e um carro pra ela logo de cara! Sério! Como assim?! hahaha Não consigo entender como tanta mulher resolveu querer ter um Grey na vida delas! Não dá mesmo para entender!

    Eu já estava curiosa quanto à "Como Dizer Adeus em Robô" faz um tempo, mas a curiosidade aumentou agora! E nunca tinha ouvido falar de "Calafrio", mas agora já coloquei na minha listinha hahaha

    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, eu já sabia que eu lia rápido, mas só fui descobrir o quão rápido depois dessa maratona. Mas também, depois disso tudo vou ficar bem um mês sem conseguir ler nenhum livro. :P

      E na verdade eu não entendi por que diabos uma mulher iria querer ficar com Grey. A Ana não parecia gostar de NADA dele, nem dos presentes caros, nem dos desejos sexuais, nem do jeito que ele era. Realmente um livro sem nexo e muito idiota, ew. Será que tem como deletar ele da minha vida e fingir que eu nunca o li?

      E Como Dizer Adeus em Robô é bem fofinho. A Lee disse que pareceu que eu não gostei, mas na verdade eu gostei bastante e recomendo. <3
      Calafrio realmente não é muito conhecido aqui no Brasil, mas TODO Vlogger gringo que eu sigo no YouTube sempre tem esse livro na estante ou fala da autora (a mesma de Os Garotos Corvos), então fiquei curiosa e oh, não me arrependi mesmo. Estou tentando criar forças para ler os outros dois da trilogia esse mês ainda, mas depois de tanta leitura não sei se consigo, hahaha.

      Excluir
    2. Agora que vi a capa reconheci o livro! Eu já vi para vender em algumas livrarias, gostei da capa, mas nunca tinha parado para reparar o nome dele (oi?) ou para ler a sinopse! hahaha

      Excluir