Sweet Every Week #30 - Bolo Mármore

By 09:53


Hey, hey, hey! Eu não pretendia ensinar uma receita de bolo tão cedo aqui no blog, mas dia desses estava com meu namorado no supermercado e comentei que queria experimentar uma massa de bolo pronta para brownie. Ele viu uma massa pronta de bolo mármore e comentou que era um dos melhores bolos existentes e me desafiou a fazer para ele. Nunca fiz um bolo desses na vida, mas aceitei o desafio na hora e trago aqui o resultado para vocês.

Ingredientes
7 ovos
1 xícara de leite
200 grs de margarina
2 xícaras de açúcar
4 xícaras de farinha de trigo
6 colheres de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de fermento em pó

Modo de Preparo:
• Separe as claras das gemas de todos os ovos e reserve as claras numa tigela grande. Na batedeira bata o açúcar com a manteiga até formar um creme fofo e esbranquiçado. Adicione as gemas, de uma em uma, e bata bem até ficar homogêneo.
• Acrescente na mistura de açúcar metade da farinha, bata, metade do leite, bata e repita o processo com o restante da farinha e do leite. Acrescente por fim o fermento em pó e bata na velocidade mínima só para incorporá-lo.
• Bata as claras reservadas em neve e acrescente a massa. Misture delicadamente com uma espátula, fazendo movimentos de baixo para cima, até que esteja tudo bem incorporado.
• Divida a massa em duas tigelas e em uma delas acrescente o chocolate em pó, misturando bem para ficar homogêneo. Se desejar, acrescente essência de algum sabor na massa branca.
• Despeje a massa branca no fundo de uma forma untada e enfarinhada e coloque com cuidado a massa de chocolate por cima. Com uma colher ou garfo faça movimentos circulares de baixo para cima para criar os padrões do bolo.
• Asse em forno pré-aquecido à 180º C por 40 minutos ou até que ao enfiar um palito ela saia limpo. Espere esfriar para desenformar e sirva.


Pode parecer que são muitos ovos para poucos ingredientes, mas vai por mim: não é. As claras dão uma leveza para esse bolo, que nossa... Ele fica muito fofinho, parece que você está mastigando uma nuvem. E ah, também rende bastante. Rendeu essa forma retangular, uma pequena de buraco no meio e outra forma pequena. Quis experimentar as forminhas de silicone que comprei num site chinês, por isso fiz em diversas, haha. Mas gente, vamos parar de desenformar bolo ainda quente? Mesmo em forma de silicone eles quebram quando desenformados quentes. Não queiram aprender essa lição da pior maneira, como eu...


Enfim, achei muito legal esse bolo. Quando inteiro não parece ter nada de especial, mas ao cortar as fatias é que ele revela toda sua magia. Nenhuma fatia será igual a outra e por isso achei tão mágico, hehe. Da próxima vez vou tentar alternar camadas de chocolate e baunilha (nem era baunilha, por que coloquei essência de toffee, mas ok) para fazer padrões diferentes. E ah, só cuidado não mexer demais com o garfo/colher para que os padrões do bolo não acabem se homogenizando, ok? É para fazer delicadamente, mas sem muita precisão mesmo, por que essa é a graça do bolo: padrões aleatórios e deliciosos. E dê preferencia a utilizar cacau ou chocolate em pó, por que com achocolatado o marrom fica muito clarinho e não tão chamativo como quando feito com os outros dois.

P.S: Eu sei que a primeira e a última foto ficaram com um "risco" preto no canto esquerdo. Mas eu não tinha visto na hora que fotografei e infelizmente o bolo já acabou, então vai ficar assim mesmo.

Tá esperando o que para juntar os ingredientes e colocar a mão na massa?

Sweet Every Week é um projeto culinário que criei com a intenção de praticar novas técnicas e descobrir receitas e sabores. A cada semana de 2014 uma receita doce e deliciosa será compartilhada aqui no blog. Para saber mais do projeto e ver todas as receitas publicadas até agora, clique aqui.

Posts relacionados

4 Comentários

  1. Adorei a receita mas será que posso colocar uma calda de chocolate por cima? É que só gosto de bolo com cobertura, sou muito enjoada mesmo hahaha

    http://sublimecapital.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É claro que pode! Quanto mais gordice, melhor. HAHAHA
      Eu não coloquei por que geralmente o bolo mármore não leva calda, é aquele tipo de bolo que se come "puro", sabe? Mas com uma calda deve ficar ainda mais gostoso. :D

      Excluir
  2. Nhá, acho esse bolo tão bonito! Parece que a massa tá bem fofinha mesmo, viu?
    Geralmente fico cutucando ele todo só pra comer a parte branca e deixo o chocolate pra outra pessoa feliz comer... :( Hehehe.
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa massa é divina dos deuses.
      E ah, como você não pode comer chocolate, dá pra trocar de boas por nesquik de morango, viu? Fica lindinho do mesmo jeito, mas dai eu colocaria corante rosa pra cor ficar ainda mais forte. :D

      Excluir